DISSERTAÇÃO ARGUMENTATIVA NO ENEM: CONCEITOS BÁSICOS

Fala, galera!

Em nosso primeiro encontro, vimos os temas de redação cobrados no ENEM ao longo dos últimos anos. Hoje, vamos começar a entender melhor como construir um texto dissertativo argumentativo.

Iniciaremos pela estrutura desse tipo de texto.

A ESTRUTURA TEXTUAL – noções básicas

A tipologia cobrada no ENEM é a dissertação argumentativa. Esse tipo de texto divide-se, basicamente, em três partes: introdução, desenvolvimento e conclusão. Ao longo de nossas próximas aulas, iremos estudar mais profundamente cada uma delas.

Por enquanto, analisemos o resumo a seguir:

  • INTRODUÇÃO: corresponde ao primeiro parágrafo do seu texto. Nela, apresentamos o tema, contextualizando o leitor, e formulamos a chamada tese, que se trata de uma ideia central sobre o assunto, uma opinião formada sobre o tema.
  • DESENVOLVIMENTO: cada parágrafo dessa parte corresponde a um argumento. É nesse segmento do texto que se desenvolvem as ideias que sustentarão a tese inicial.
  • CONCLUSÃO: parte final do texto. Nesse último parágrafo, retomamos a tese e finalizamos o raciocínio. É comum a formulação de propostas e de sugestões relacionadas ao tema desenvolvido.

Após termos uma noção inicial de o que é exatamente uma redação dissertativa argumentativa, poderemos aprofundar outras questões: a linguagem, as técnicas de argumentação, os tipos de introdução, a conclusão da ideia... Mas isso já é assunto para as próximas aulas!

Não tenham medo de escrever. Pratiquem, testem, explorem suas ideias. O momento de lapidar o conhecimento é agora. Assim, vocês se sentirão muito mais seguros na hora em que o jogo estiver valendo.

A redação não é um bicho de sete cabeças e juntos vamos perceber isso!Laughing

 



@ copyright ( Sou + ENEM ) 2017. Todos os Direitos reservados.

Logo Webteria