Ligações de Hidrogênio e suas curiosidades

Roupas soltando tinta na primeira lavagem, cabelos sendo penteados após o banho e até caminhar na água são curiosas aplicações práticas para a existência de uma forte interação entre as moléculas de água: a ligação de hidrogênio.

Você, Nerd, já deve estar imaginando como fazer para andar na água, mas antes vamos observar outros casos cotidianos dessa ligação.

 

Copo de água transbordando

Faça essa experiência você mesmo. Todo mundo já foi mongol desastrado ao ponto de encher um copo de água até transbordar.

Copo de água transbordando

Agora repare bem na borda. É possível observar que existem moléculas de água acima do limite do copo. E como isso é possível? Por que essas moléculas não caem? A resposta é simples: é a força das ligações de hidrogênio que "seguram" as moléculas acima do topo.

 

Minha roupa desbotou!

Experimente comprar uma camisa vermelha e outra branca colocando as duas na máquina de lavar antes de usá-las.

A chance de sair com duas camisas rosa será enorme. Isso porque alguns corantes são formados por substâncias que apresentam grupo funcional hidroxila (OH-) que faz ligação de hidrogênio. Ao entrar em contato com a água (polar e também com ligação de hidrogênio) o corante solubiliza "desbotando" a camisa.

 

Mãe penteia o meu cabelo?

Que criança ou adolescente não odeia adora que a mãe penteie seu cabelo? É bem legal ficar com um cabelo como o do Ricardo, meu filho, na foto abaixo.

Foto do Ricardo

E qual o motivo do cabelo ficar tão "boi lambeu"? Ligação de hidrogênio!

 

Correndo na água

Ah, Gustavo, então é pelas ligações de hidrogênio que o pessoal do Pânico na TV conseguiu correr na água? Exato! É lógico que estamos falando de uma tensão superficial que não é capaz de resistir ao peso de um humano, mas qual o motivo do mosquito pousar na água sem afundar?

 

Fez alguma experiência parecida? Comente! 



@ copyright ( Sou + ENEM ) 2018. Todos os Direitos reservados.

Logo Webteria