Estudando Química para o ENEM

Queridos Nerds,

Sejam bem-vindos à parte de Química do Sou+ENEM. Nesse primeiro post de apresentação vou procurar fazer um resumo de como estudar Química para o Enem.

Não há nada que assuste mais um vestibulando do que ler o conteúdo programado pelas bancas. Uma infinidade de títulos e assuntos, com descrições assustadoras e desestimulantes. Vamos às dicas:

  • Estude semanalmente

Química não se aprende do dia para a noite. É fundamental que o candidato esteja sempre estudando para a correta compreensão da disciplina. Não adianta estudar por horas uma semana e depois passar duas sem olhar a matéria. Por ser rica em detalhes, a Química torna-se perigosa, com o aluno esquecendo facilmente conceitos e fórmulas.

 

  • Faça muitos exercícios


Uma coisa é entender o conceito, outra é saber aplicá-lo.  Uma coisa é aprender a matéria, outra é saber fazer exercícios. O raciocínio lógico dentro da disciplina, só é aprendido com a resolução de muitos e muitos exercícios.

 

  • Entenda o cotidiano

A prova do ENEM é extremamente contextualizada. É fundamental que o vestibulando entende o que existe de Química no seu dia a dia. Sai de campo a "decoreba"e entram assuntos como Meio Ambiente, Tratamento de Água e Esgoto, Combustíveis e outros.

 

  • Faça resumos

Todo estudo deve produzir algo concreto. Quando você não estiver fazendo exercícios, resuma o conteúdo com o objetivo de facilitar consultas e revisões futuras.

 

  • Estude os principais tópicos

Merecem destaque no estudo da Química para o ENEM:

- Aspectos Macroscópicos

- Estrutura Atômica

- Ligações Químicas

- Reações Químicas

- Combustíveis

- Fontes de energia

- Estequiometria

- Soluções

- Propriedades Coligativas

- Equilíbrios Químicos

- Eletroquímica

- Termoquímica

- Funções Orgânicas

- Reações Orgânicas

Cada um dos itens acima será abordado em posts específicos. Não deixe de acompanhar tudo o que será publicado.

 

  • Simule

Controlar o tempo de execução da prova de Química é fundamental. Portanto, participe do máximo de simulados que puder.

 

É isso! Espero poder contribuir de forma relevante na sua aprovação! Aproveite para comentar, sugerir e tirar a dúvida que desejar.

Um forte abraço.

 

 
 

 



@ copyright ( Sou + ENEM ) 2018. Todos os Direitos reservados.

Logo Webteria