INTERPRETAÇÃO DE TEXTO II: TEXTO NÃO LITERÁRIO

Oi, galera!

Como vão indo os estudos? Em dia com as matérias?

Bom, o papo é com a Literatura!

Sabemos que, no plano da linguagem e da estrutura de um texto, uma produção pode ser considerada literária ou não. (link)

Então, em prosseguimento com a nossa aula, vamos ver que, no que consistem os textos não literários, tudo é bem simples. No plano da linguagem, os textos literários utilizam, sobretudo, a linguagem denotativa.

Laughing! Palavras denotativas: aquelas que assumem o sentido literal, dicionarizado.

Predomina a função referencial da linguagem, ou seja, são textos objetivos, claros, de caráter informativo.

Textos jornalísticos, científicos, receitas, manuais, e as dissertações são exemplos da expressão não literária. Veja:

 

 

 

Repare que a atenção se direciona para a curiosidade, a busca pela informação, a reflexão ocorre pela situação-problema exposta pela notícia. Por se tratar de um conteúdo informativo, é essencial a objetividade da linguagem.

Vale dizer, gente, que existe a possibilidade de expressar as informações de forma criativa, para chamar a atenção do leitor. Como exemplo, manchetes de jornais que apelam para o humor, a fim de destacar uma notícia – ao contrário do caso acima. Aí, o texto não literário contribui, mas não pode ser predominante, para não perder a credibilidade junto ao leitor.

CAIU NO ENEM!

 (Enem 2011)  É água que não acaba mais

Dados preliminares divulgados por pesquisadores da Universidade Federal do Pará (UFPA) apontaram o Aquífero Alter do Chão como o maior depósito de água potável do planeta. Com volume estimado em 86 000 quilômetros cúbicos de água doce, a reserva subterrânea está localizada sob os estados do Amazonas, Pará e Amapá. Essa quantidade de água será suficiente para abastecer a população mundial durante 500 anos, diz Milton Matta, geólogo da UFPA. Em termos comparativos, Alter do Chão tem quase o dobro do volume de água do Aquífero Guarani (com 45 000 quilômetros cúbicos). Até então, Guarani era a maior reserva subterrânea do mundo, distribuída por Brasa, Argentina, Paraguai e Uruguai.

Época. Nº623. 26 abr. 2010.

Essa notícia, publicada em uma revista de grande circulação, apresenta resultados de uma pesquisa cientifica realizada por uma universidade brasileira. Nessa situação específica de comunicação, a função referencial da linguagem predomina, porque o autor do texto prioriza

a) as suas opiniões, baseadas em fatos.   

b) os aspectos objetivos e precisos.   

c) os elementos de persuasão do leitor.   

d) os elementos estéticos na construção do texto.   

e) os aspectos subjetivos da mencionada pesquisa.   

 

Gabarito!

A função referencial é determinada pela situação do discurso: o emissor tem a intenção de informar, de referir, de descrever uma situação, um estado de coisas, um acontecimento. No artigo, há o objetivo de informar o leitor sobre a importância da dimensão do Aquífero Alter do Chão, assim, o autor faz uso da  linguagem mais objetiva e precisa, como se afirma em [B]. 


Frown Nada de tristeza! Vamos fazer mais 05 ? Abra o aquivo abaixo e resolva mais algumas questões.

Até a próxima! 

Michelle Nunes

Assuntos



@ copyright ( Sou + ENEM ) 2014. Todos os Direitos reservados.

Logo Webteria