FIGURAS DE LINGUAGEM NA CONSTRUÇÃO TEXTUAL

 

Sancho, Gazeta do Povo, Curitiba

Repare que o personagem está em um momento de desabafo com seu amigo. Veja que ele diz que se sente uma metonímia. Para compreender o humor da charge, é preciso ter o conhecimento sobre a palavra “metonímia”. Trata-se de uma figura de linguagem, que expressa a parte pelo todo, ou seja, no caso da ilustração, o homem não se sente “inteiro”, “todo”, “completo”, mas uma parte de si mesmo.

Outra figura de linguagem salta à mensagem: é a metáfora. Ao sentir-se metonímia, o homem, na verdade, realiza uma comparação implícita entre o que é e o significado da figura, ou seja, as atribuições da metonímia são transferidas a ele. E isso é metáfora, figura utilizada pelo chargista para o efeito do processo de comunicação.

- Entendendo um pouco mais

As figuras de linguagem constituem um recurso retórico (de expressão), que emprega a linguagem fora de seu sentido usual, explorando a sua atribuição visual e figurada (conotativo). São importantes para a construção semântica do texto, quando há a intenção de explorar o jogo de palavras, de criar um efeito de sentido na mensagem. Há três tipos de figuras de linguagem:as de palavras, pensamento e construção.

Abaixo, segue um anexo para você baixar com as figuras mais importantes organizadas em seus tipos e exemplos.

- CAIU NO ENEM

As figuras de linguagem estão sempre presentes nas provas do ENEM. Vejamos a questão a seguir, de 2011:

O argumento presente na charge consiste em uma metáfora relativa à teoria evolucionista e ao desenvolvimento tecnológico. Considerando o contexto apresentado, verifica-se que o impacto tecnológico pode ocasionar:

a) o surgimento de um homem dependente de um novo modelo tecnológico.

b) a mudança do homem em razão dos novos inventos que destroem sua realidade.

c) a problemática social de grande exclusão digital a partir da interferência da máquina.

d) a invenção de equipamentos que dificultam o trabalho do homem, em sua esfera social.

e) o retrocesso do desenvolvimento do homem em face da criação de ferramentas como lança, máquina e computador.

Comentário_______________________________________________________________________________

Para compreender a questão, é preciso entender a metáfora por ele sugerida. Veja que há as duas pontas da imagem: a posição curvada é o ponto de interseção entre os dois homens – o primata e o atual -, a associação necessária para a realização da figura. A postura final do homem ocorre pelo uso do computador, ou seja, o impacto do desenvolvimento tecnológico ocasiona a dependência (ou a adaptação) do ser à máquina. Logo, a resposta é a LETRA [A].

Até a próxima!

Michelle Nunes

MATERIAL DE APOIO: FIGURAS DE LINGUAGEM - ANEXO.doc



@ copyright ( Sou + ENEM ) 2018. Todos os Direitos reservados.

Logo Webteria