Como estudar Gramática para o ENEM?

Olá, querido aluno!

Seja bem-vindo ao estudo da Língua Portuguesa no ENEM!

Já não é de hoje que os concursos vestibulares analisam a Língua Portuguesa como o instrumento de discurso entre os seus usuários. Assim, é comum ver questões que abordam as variações linguísticas, a utilização da norma popular e suas diferenças em relação à norma culta. E é esse o ponto para se alcançar o sucesso na realização das provas: ainda que a norma não seja efetivamente cobrada, é necessário o conhecimento, por parte do candidato, das regras prescritas pela Gramática. Isso quer dizer que o aluno precisa possuir um conhecimento mais amplo das normas e do uso cotidiano Língua. 

Muitas vezes, há a impressão de que você está estudando sempre o mesmo sobre a gramática da Língua Portuguesa, não é mesmo? Todavia, não é repetição de conteúdo. Existe uma organização que divide a Gramática em partes distintas, quanto à sua função, mas que acabam por se confluírem, quando em sua prática.

Reconhecer essas partes é, como disse, ampliar a visão sobre o estudo do Português. Vamos vê-las?

  •    Fonologia - Estudo do som da língua, a partir de sua menor unidade sonora: fonemas e sua representação gráfica: letras. Na Fonologia, reconhece-se a prosódia (pronúncia) e compreende-se a palavra por sua composição escrita e sonora, dividida em sons mais fracos (átonos) e mais fortes (tônicos). A acentuação gráfica, a sílaba e a ortografia são exemplos de temas relacionados à Fonologia.
  •  Morfologia - Estudo da estrutura, formação e classificação da palavra. Em relação à estrutura, estudam-se os morfemas ou elementos mórficos; quanto à formação, compreendem-se as diferentes maneiras de criação de uma palavra na língua; a classificação reúne, com base nas características e funções em comum, palavras - as classes gramaticais ou classe de palavras.
  •  Sintaxe – Estudo das funções das palavras numa frase ou das funções entre orações de um período.
  •  Semântica – Estudo do significado e interpretação de palavras, frases, parágrafos, texto, gerando um sentido, contribuindo para a formação de um contexto.

 

A partir dessa visão mais geral sobre a Gramática, é possível organizar seus estudos em categorias e reconhecê-las na fala e na escrita comum dos usuários da Língua. 

Boa sorte em seus estudos!

  

Até! Smile

Michelle Nunes



@ copyright ( Sou + ENEM ) 2018. Todos os Direitos reservados.

Logo Webteria