Como estudar Literatura para o ENEM?

Olá, querido aluno!

Sinta-se bem-vindo ao estudo de Literatura Brasileira!
Neste nosso início de conversa, é importante você saber como o Exame mais esperado do país vê a Literatura.

De forma geral, o ENEM espera que o candidato seja capaz de construir e aplicar conceitos aprendidos por ele, levando em conta a interdisciplinaridade. No caso, então, é necessário ao candidato que o conhecimento da Literatura ocorrida no Brasil esteja aliado às relações que são estabelecidas com a história, a política, até mesmo à geografia e à economia do país.

A estética também é observada, seja na estrutura formal, seja no modo de expressão discursiva, misturando-se a outras manifestações artísticas – as mais incidentes, sem dúvida, são a pintura e a escultura, mas há casos de questões voltadas para a composição urbanística da cidade, como a arquitetura e a organização espacial das suas construções.

Assim, o ENEM avalia o quanto o candidato conhece a respeito do mundo em que vive, da realidade e da história de seu país e como se posiciona diante de tudo isso. A Arte, e, por isso, a Literatura, como forma de expressão de um tempo, de uma época, de um dado comportamento, torna-se relevante para a solução de grande parte das questões do exame.

CAIU NO ENEM

 

Em 2007, Graciliano Ramos, com “Vidas Secas”, foi cobrado no EXAME em duas questões – uma falava sobre o Romance de 30, o contexto histórico e a condição do sertanejo; a outra falava sobre o tipo de discurso presente na narrativa. Vamos ver a primeira questão:

A partir do trecho de "Vidas Secas" (texto I) e das informações do texto II, relativas às concepções artísticas do romance social de 1930, avalie as seguintes afirmativas.

 

I. O pobre, antes tratado de forma exótica e folclórica pelo regionalismo pitoresco, transforma-se em protagonista privilegiado do romance social de 30.

II. A incorporação do pobre e de outros marginalizados indica a tendência da ficção brasileira da década de 30 de tentar superar a grande distância entre o intelectual e as camadas populares.

III. Graciliano Ramos e os demais autores da década de 30 conseguiram, com suas obras, modificar a posição social do sertanejo na realidade nacional.

 

É correto apenas o que se afirma em

a) I.   

b) II.   

c) III.   

d) I e II.   

e) II e III.  


Wink Gabarito Comentado 

Os romances da década de 30 estão essencialmente voltados para retratar as condições de vida do homem pobre que sobrevivia à precariedade do meio e, por que não dizer, da natureza onde estava inserido – tornando-se, assim, principal elemento de sua narrativa, afastando- o de qualquer estereótipo já criado sobre ele, colocando-o em lugar de destaque no estudo acadêmico e ficcional daquela época.

De jeito algum houve a transformação da condição social do sertanejo na realidade do país – o que perdura até os dias de hoje.

Portanto, a resposta correta é a letra D.


Sinta-se bem-vindo aos nossos estudos pelo mundo da Literatura e bom Exame!

Até! Smile

Michelle Nunes


 



@ copyright ( Sou + ENEM ) 2018. Todos os Direitos reservados.

Logo Webteria