O PARÁGRAFO DE INTRODUÇÃO

Não sei começar!” Essa é uma das frases que mais ouço quando os meus alunos vão fazer uma redação. Hoje, aprenderemos que iniciar um texto dissertativo argumentativo não é tão complicado assim.

Primeiramente, temos de saber que existem muitas técnicas para escrever. Você irá escolher aquela que o fizer sentir-se mais seguro. Não há problema algum em criar um modelo para o início do seu texto. O mais importante é você cumprir com os objetivos de um parágrafo de introdução.

Como havíamos esquematizado em nossa segunda aula, para que uma introdução funcione bem, é preciso realizar dois procedimentos: 

1º) Apresentar o tema. Esse é o momento em que contextualizamos o leitor a respeito do assunto que será abordado no texto. 

2º) Formulação de uma TESE, ou seja, um ideia central sobre o tema. A tese compreende sua opinião acerca do tema.

 Antes de trabalharmos as técnicas para construção do primeiro parágrafo da redação, devemos nos atentar para alguns conceitos importantes.

 Tese e argumentação

 

 A tese é a ideia central, lançada na introdução. É o ponto de vista definido acerca do tema proposto. Ela deverá ser sustentada ao longo do texto, através de uma argumentação forte e convincente.

 Parágrafo e tópico frasal

 

 parágrafo é uma unidade menor do texto, com princípio, meio e fim, que delimita uma ideia. É marcado por um ligeiro afastamento com relação à margem esquerda da folha.

 tópico frasal corresponde à ideia-núcleo do parágrafo. Ele resume a ideia que será desenvolvida posteriormente. Observe que, no exemplo a seguir, o parágrafo de introdução é iniciado por um período, que está em destaque, constituindo o tópico frasal:

Tema: A influência do tempo na vida do homem

Parágrafo de introdução:

Analisar a relação do tempo com o homem moderno é imprescindível. Nesse sentido, assuntos como o período destinado ao trabalho e a convivência familiar devem ser aprofundados. É fundamental saber organizar as atividades para que as prioridades sejam efetivamente atendidas. 

 

tópico frasal apresenta a temática que será discutida posteriormente. É a partir dele que se desenvolve o raciocínio. Note que a tese (opinião) encontra-se mais precisamente no último período do parágrafo, quando se ressalta necessidade de se organizar o tempo de uma forma melhor.

  

 

  • Declaração inicial
  • Divisão de assunto
  • Trechos narrativos 
  • Sequência interrogativa 
  • Definição 
  • Alusão histórica 
  • Enumeração de argumentos

 

 Veja, a seguir, vídeos demonstrativos de como construir cada tipo de parágrafo mencionado anteriormente.

 

1ª parte (Declaração inicial e divisão de assunto) 

 

2ª parte (Trechos narrativos e sequência interrogativa)

 

3ª parte  (Definição, alusão histórica e enumeração de argumentos)

 

Faça sua escolha e mãos à obra! Começar uma redação nunca foi tão fácil! Wink

 

 

 



@ copyright ( Sou + ENEM ) 2018. Todos os Direitos reservados.

Logo Webteria