SISTEMA DECIMAL DE NUMERAÇÃO

Olá Galera,

Estamos iniciando nossa preparação para o ENEM e como de costume em todo início é necessário resgatar alguns conceitos básicos e que provavelmente muitos já deixaram cair no esquecimento.

Primeiramente preciso adiantar que a caminhada será longa e trabalhosa mas com dedicação e foco no seu sonho, o sucesso é garantido!!!

“Tudo o que um sonho precisa para ser realizado é alguém que acredite que ele possa ser realizado”.  Roberto Shinyashiki

Podem ter certeza que eu acredito e trabalharei na realização do sonho de vocês.

Meus amigos, nessa aula vamos falar sobre o nosso sistema decimal de numeração que recebe esse nome pois utilizamos 10 dígitos que chamamos de algarismos: 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9.

→ Chamamos de ORDEM de um algarismos a sua posição considerada da direita para a esquerda (de trás para frente). por exemplo, vamos considerar o número 5.788.214

→ Chamamos de CLASSE os agrupamentos de três algarismos considerados da direita para esquerda (de trás para frente). Em cada um desses agrupamentos o primeiro algarismo da direita ocupa a casa das unidades, o segundo ocupa a casa das dezenas e o terceiro (o da esquerda) ocupa a casa das centenas. Vamos considerar o número do exemplo acima.

Observe que a primeira classe chamaremos de classe simples, já a segunda chamaremos de classe de milhar, a terceira de classe de milhão e assim sucessivamente.

→ Todo número natural pode ser decomposto através da sua quantidade de unidades, dezenas e centenas relacionado com a sua respectiva classe. Por exemplo:

→ O valor absoluto de um número é próprio número independente da posição que ele ocupe. O valor relativo de um número irá depender da posição que ele ocupará em sua classe. Usando ainda o mesmo exemplo:

5.788.214 os valores absolutos dos números 5,7,8,8,2,1 e 4 são respectivamente os próprios números 5,7,8,8,2,1 e 4. Já o valor relativo do 5 será 5.000.000, do 7 será 700.000, do 8 será 80.000, do 8 será 8.000, do 2 será 200, do 1 será 10 e do 4 será 4.

→ Chamamos o algarismo 0 (zero) de não significativo.


CAIU NO ENEM

ENEM 2012 - Questão 157 – Prova amarela

João decidiu contratar os serviços de uma empresa por telefone através do SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor). O atendente ditou para João o número de protocolo de atendimento da ligação e pediu que ele anotasse. Entretanto, João não entendeu um dos algarismos ditados pelo atendente e anotou o número 1 3 _ 9 8207, sendo que o espaço vazio é o do algarismo que João não entendeu. De acordo com essas informações, a posição ocupada pelo algarismo que falta no número de protocolo é a de

a) centena.        

b) dezena de milhar.         

c) centena de milhar.                                           

d) milhão.          

e) centena de milhão.

RESOLUCÃO:

Recordar é viver não é???

Aposto que você relembrou lá do Jardim de infância e muitos nem imaginavam que isso poderia cair no ENEM.

Espero que tenham gostado e entendido essa aula. Não deixem de postar suas dúvidas aqui em baixo e continuem acompanhando as nossas aulas. Será um prazer poder ajudar vocês.

Saudações.

Assuntos



@ copyright ( Sou + ENEM ) 2014. Todos os Direitos reservados.

Logo Webteria