INTRODUÇÃO À MATEMÁTICA FINANCEIRA E COMERCIAL

Olá Galera,

O tempo passou rápido... já estamos em julho!!! A prova se aproxima e vejo o nosso sucesso cada vez mais próximo.

Continuem estudando com o Sou+ENEM. Sugiram aulas, comentem suas dúvidas e não deixem de curtir nossas aulas. 

 

Hoje nossa aula será uma Introdução ao estudo da Matemática Financeira. Na verdade o meu objetivo é deixar você ambientado com esse tema para as nossas próximas aulas: Juros Simples e Juros Compostos.

Antes de começar é preciso que volte e relembre algumas aulas que tivemos no início de nossos estudos:

→ PORCENTAGEM

→ PROBLEMAS COM AUMENTOS

→ PROBLEMAS COM DESCONTOS

Você ou alguem próximo a você já deve ter deixado alguma conta atrasar... comigo acontece sempre. Frown 

Sempre que acabo esquecendo de pagar alguma conta no dia eu acabo tendo que pagar essa conta com JUROS. Esse termo "JUROS" é bastante utilizado em nosso cotidiano. Você sabe o significado da palavara JURO?

Juro é uma espécia de recompensa pelo o "empréstimo" do dinheiro. É usado como um percentual sobre o valor emprestado ou devido. Essa taxa de juros pode ser aplicada de duas maneiras: O Juros simples e o Juros composto. Vamos falar disso um pouco mais a frente nas póximas aulas.

"O juro pode ser compreendido como uma espécie de "aluguel sobre o dinheiro". A taxa seria uma compensação paga pelo tomador do empréstimo para ter o direito de usar o dinheiro até o dia do pagamento. O credor, por outro lado, recebe uma compensação por não poder usar esse dinheiro até o dia do pagamento e por correr o risco de não receber o dinheiro de volta (risco de inadimplência)". - wikipedia 

Uma situação bastante comum é pegar um empréstimo no banco. Uma pessoa ao quando solicita um empréstimo no banco deverá pagar, ao final do prazo estipulado, a quantia emrestada aumentada do juros. Seria como se fosse um aluguel desse dinheiro.

Normalmente já fica pré-estabelecida, quando se realiza alguma dessas opereções financeiras, a taxa de juros (em termos percentuais) e o perído em que incidirá essa taxa sobre o valor incicial desta operação. 

No nosso estuda da matemática financeira é extremamente importante que você fique ambientado com alguns termos:

CAPITAL(C): É o valor aplicado através de alguma operação financeira. Pode ser chamado de Principal, Valor Atual, Valor Presente...

É o valor inicial de uma conta, dívida ou empréstimo.

Obs: Numa calculadora financeira pode ser idenficado pela tecla PV que em inglês significa Present Value.

TAXA DE JUROS(i): É o valor em porcentagem que deverá ser aplicado sobre o Capital. A letra "i" vem do inglês interest (juros).

Normalmente é dada com aunidade de tempo, por exemplo: 7% ao dia, 18% ao ano, 1% ao mês etc.

→ JUROS(J): É a diferença entre o Capital Inicial e o o final de um certo perído de aplicação.

→ MONTANTE(M): É o valor do Capital Inicial acrescido do juros obtido no período. Por exemplo, se você toma emprestado R$ 2000,00 no banco e este te cobra uma taxa de 8% ao mês, você deverá pagar no mês seguinte 2000 + 0,08.2000 = R$2160,00

Obs: 8% = 8/100 = 0,08.


Agora que você compreender esse conceitos básico fique ligado que nas próximas aulas vamos estudar Juros Simples e Juros Compostos. São dois temas que sempre aparecem nas provas do ENEM.

Saudações!!!



@ copyright ( Sou + ENEM ) 2018. Todos os Direitos reservados.

Logo Webteria