COORDENADAS DO VÉRTICE DA PARÁBOLA

Olá Galera,

Espero que estejam gostando das aulas da equipe Sou+Enem. Não deixem de dividir com seus amigos essa experiência, curtam nossos posts e divulguem esse trabalho dedicado a alunos que querem alcançar seus objeitvos. A realização do seu sonho é a melhor parte desse projeto.

Na aula passada começamos a estudar sobre Funções Quadráticas e nessa aula vamos aprender sobre as coordenadas do vértice de uma parábola. Você já ouviu falar de Ponto Máximo ou Ponto mínimo??? A hora é agora.

COORDENADAS DO VÉRTICE

Observe que o vértice da parábola será um eixo de simetria, ou seja, dividirá a parábola em duas partes iguais.

Por exemplo:

Durante um treinamento uma bola foi lançada verticalmente para cima a partir do solo. A relação entre a altura h da bola em relação ao solo (em metros) e o tempo t (em segundos) respeita a equação h(t) = -5t² + 10t.

 

→ Depois de quantos segundos, contados a partir do lançamento, a bola alcançará a sua altura máxima?

Perceba que na função dada pelo enunciado o tempo (t) estará representado no eixo x, portanto para descobrir o tempo quando a altura é máxima basta calcular o X no vértice.

 

→ Qual a altura máxma atingida pela bola?

Como a altura h está representada pelo eixo Y precisamos calcular o Y no vértice.

 

Fica a dica que sempre que o problema abordar um ponto máximo ou um ponto mínimo será necessário analisar o vértice da parábola.

 

→  Depois de quantos segundos, contados a partir do lançamento, a bola retorna ao solo?

Como sabemos que o vértice da parábola será um eixo de simetria é fácil perceber que se a bola leva 1 segundo para atingir a altuma máxima, então levará mais um segundo para retornar ao solo. Portanto, a bola levará um total de 2 segundos para retornar ao solo.

Um outro modo de responder essa última pergunta seria calculando as raízes da função através da fórmula de Báskara ou por soma e produto onde acharíamos X=0 seg (momento inicial) e x=2 seg (momento em retorno ao solo).

Fiquem ligados nas próximas aulas onde falaremos de funções exponenciais e logarítmas, dois assuntos que muitos alunos se enrolam mas que você verá que a cobrança no ENEM é algo que não vai te assustar.

Continuem acompanhando as aulas e não deixem de comentar suas dúvidas aqui em baixo.

Saudações



@ copyright ( Sou + ENEM ) 2018. Todos os Direitos reservados.

Logo Webteria