O QUE ESTUDAR EM MATEMÁTICA NESTA RETA FINAL

Olá Galera,

Estamos quase no fim da nossa preparação e muita gente tem me perguntado como se preparar nesse finalzinho e o que deve mais estudar. Tentei separar algumas dicas e sugestão do que vc possa se tranquilizar. Imagina que você já fez o mais difícil e nesse momento você está prestes a definir o seu futuro. É como se você tivesse construído a sua casa inteira, da maneira como você sonhou, com todos os detalhes que você queria e agora que está pronta não existe medo e ansiedade que te impedirá de entrar. O mais dificíl já foi feito, basta colocar a chave na porta e dar o último passo. 

Não adianta desespero, então separei os tópicos que mais caíram nas provas de matemática do ENEM nos últimos anos:

Conhecimentos numéricos: É necessário que você tenha conhecimento das operações básicas e dos conceitos que você aprendeu em seu ensino fundamental. Sempre tem questões envolvendo Razões, Proporções, divisões proporcionais, regra de três simples e Porcentagens.

→ Conhecimentos algébricos: Muita atenção pois um dos assuntos que mais aparece na prova do ENEM é o tópico de função Afim ou do 1º Grau. Questão envolvendo Função quadrática também deverá aparecer na sua prova no domingo.

→ Conhecimentos de algebra linear: Fiquem ligados nas questões de localização no Plano Cartesiano.

→ Conhecimentos de estatíistica e probabilidade: Não tenho dúvidas que você deve revisar os conceitos e fórmulas de Médias, Medianas, Moda e Desvio padrão. É muito importante voltar e revisar as questões de Probabilidade. Além disso é fundamental que saiba Analisar gráficos e tabelas. Uma média de 15 questões da provas envolvem algum tipo de gráfico ou Tabela.

→ Conhecimentos Geométricos: Sempre foi costume da prova do Enem cobrar muitas questões de Geometria Espacial e a aula sobre Cilindros vai te ajudar a resolver alguns destes problemas. Somente nas quatro provas dos último três anos de ENEM apareceram 11 questões envolvendo Cilindros. Claro que você não pode deixar de estudar as aulas de Paralelepípedos e Cubos, Pirâmides, Cones e Esferas. Muitas das vezes basta você saber reconhecer, planificar e rotacionar estes sólidos que já conseguirá resolver as questões.

Não posso deixar de alertar vocês sobre um assunto que sempre aparece na prova do ENEM: IMC (índice de massa corporal). IMC sempre é tema de questões de matemática na prova do ENEM e se quiser saber um pouco mais veja essa excelente explicação do Dr Drauzeo Varella no vídeo a seguir:

 

Veja esta questão

CAIU NO ENEM

ENEM 2010 - Questão 150 – Prova Rosa.

Embora o índice de Massa Corporal (IMC) seja amplamente utilizado, existem ainda inúmeras restrições teóricas ao uso e às faixas de normalidade preconizadas. O Recíproco do Índice Ponderal (RIP), de acordo com o modelo alométrico, possui uma melhor fundamentação matemática, já que a massa é uma variável de dimensões cúbicas e altura, uma variável de dimensões lineares. As fórmulas que determinam esses índices são:

Se uma menina, com 64 kg de massa, apresenta IMC igual a 25 kg.m2, então ela possui RIP igual a

A)    0,4 cm/kg1/3.

B)    2,5 cm/kg1/3.

C)    8 cm/kg1/3.

D)    20 cm/kg1/3.

E)     40 cm/kg1/3.

RESOLUÇÃO:


Não deixem de visualizar os links marcados de azul com as aulas aqui do Sou + ENEM.

Saudações

 



@ copyright ( Sou + ENEM ) 2018. Todos os Direitos reservados.

Logo Webteria