Como estudar Matemática para o ENEM ?

Olá Galera,

muitos de vocês não devem gostar de matemática. Isso é o que  eu mais escuto em sala de aula. Duas das perguntas que mais ouço são “para que serve isso?” ou “quando vou usar isso na minha vida?”. Amigos, a prova do ENEM mudou o padrão de abordagem em relação aos demais vestibulares. Saiu a prova totalmente conteudista e entrou uma prova mais contextualizada e interdicisplinar. Muitos enunciados exploram situações-problemas do cotidiano.

A grande maioria das 45 questões são descomplicadas e muitas das vezes a resposta se encontra no próprio enunciado. Portanto, deve ser feita uma leitura minuciosa, não deixando escapar os detalhes. Mesmo para a prova de matemática é necessário que o aluno esteja sempre lendo e interado dos conhecimentos gerais, principalmente no que diz respeitos a assuntos atuais.

É claro que não podemos deixar de lado os tópicos matemáticos mais cobrados. Sem sombra de dúvidas precisamos saber fazer um boa analise de gráficos e tabelas, não só na prova de matemática mas também nas outras disciplinas. Listo abaixo algumas dicas e tópicos da matemática que são abordados com frequência nas ultimas provas do ENEM:

- Nunca faça a prova na ordem numérica das questões.  Deveremos dar prioridade às questões mais fáceis e consequentemente focar nos assuntos que dominamos. Lembre que não vale a pena perder muito tempo numa única questão pois o tempo deve ser seu aliado e não o seu inimigo.  Parece óbvio mas uma questão difícil tem a mesma pontuação de uma questão fácil, então para que perder tanto tempo num único problema e deixar para “chutar” outros por falta de tempo?

- Precisamos trabalhar em exagero as principais operações com os conjuntos numéricos (Naturais, Inteiros, Racionais, Irracionais e Reais). Devemos deixar a calculadora de lado pois as questões exploram muito as contas com valores “quebrados”. Muitos dos meus alunos reclamam que não conseguem terminar a prova no horário  pois perdem muito tempo ou não conseguem resolver as contas da prova.

- Razões, proporções, divisões proporcionais, regra de três, porcentagens e juros são assuntos recorrentes nas provas dos últimos anos. Muitas das vezes os exercícios são simples mas não podemos vacilar com as pegadinhas e as informações subentendidas nos enunciados.

- A geometria plana e  espacial também são muito exploradas. Escalas, sistemas de unidades de medidas, ângulos, triângulos, semelhanças, relações métricas nos triângulos, trigonometria, áreas e volumes são abordados constantemente. Vale frisar que em geometria espacial muitas das vezes basta reconhecer os sólidos, suas respectivas propriedades e planificações.

- Muita atenção para o estudo das funções e seus respectivos gráficos. Função Afim, Quadrática, Exponenciais e logarítmas são as mais abordadas mas não podemos esquecer que foram cobradas recentemente equações, inequações e funções trigonométricas.

- Analise combinatória, probabilidade e estatística. O aluno precisa dominar as técnicas de contagem, analisar bem o enunciados para coletar os dados corretos sem se deixar induzir por informações desnecessárias, trabalhar os cálculos probabilísticos e os cálculos de medias, mediana, moda e desvio padrão.

- Raciocínio lógico sequencial. Deveremos dominar progressões aritméticas e geométricas.

- Por fim, sem deixar de ser importante, o ENEM tem costume de cobrar conceitos básicos álgebra linear. Sistemas de equações, Plano Cartesiano, Retas e circunferências são os tópicos bastante abordados.

 

Espero que vocês acompanhem as aulas da equipe SOU + ENEM. Será um trabalho focado no seu objetivo.

Em breve nos encontraremos em mais uma aula.

Saudações!!!

 



@ copyright ( Sou + ENEM ) 2018. Todos os Direitos reservados.

Logo Webteria