Independência dos EUA - Aula 02

Saludos amigos,

hoje concluiremos a nossa análise a respeito do processo de Independência das 13 Colônias inglesas na América.

 

Reações Coloniais

Iniciou-se, então, um grande boicote aos produtos ingleses nas colônias. O lema dos colonos era: “Nenhuma taxação sem representação”, ou seja, reivindicavam participação nas decisões do Parlamento inglês. A Inglaterra então suspendeu as taxações com exceção do chá. A manutenção do imposto gerou muita revolta nas colônias. Um dos acontecimentos de protesto mais conhecidos foi a Festa do Chá de Boston (The Boston Tea Party). Vários colonos invadiram, à noite, um navio inglês carregado de chá e, vestidos de índios, jogaram todo carregamento no mar. Este protesto gerou uma forte reação da metrópole, que exigiu dos habitantes os prejuízos, além de colocar soldados ingleses cercando a cidade.

 

Os enfrentamentos pela independência

Os colonos do norte resolveram promover, no ano de 1774, um congresso para tomarem medidas diante de tudo que estava acontecendo. Este congresso não tinha caráter separatista, pois pretendia apenas retomar a situação anterior. Queria o fim das medidas restritivas impostas pela metrópole e maior participação na vida política da colônia.

Porém, o rei inglês George III não aceitou as propostas do congresso, muito pelo contrário, adotou mais medidas controladoras e restritivas como, por exemplo, as Leis Intoleráveis. Uma destas leis, conhecida como Lei do Aquartelamento, dizia que todo colono norte-americano era obrigado a fornecer moradia, alimento e transporte para os soldados ingleses. As Leis Intoleráveis geraram muitas revoltas na colônia, influenciando diretamente no processo de independência.

Em 1776, os colonos se reuniram no segundo congresso com o objetivo maior de conquistar a independência. Durante o congresso, Thomas Jefferson redigiu a Declaração de Independência dos Estados Unidos da América. Porém, a Inglaterra não aceitou a independência de suas colônias e declarou guerra. A Guerra de Independência, que ocorreu entre 1776 e 1783, foi vencida pelos Estados Unidos com o apoio da França, que desejava retalhar a Inglaterra devido à derrota na guerra dos sete anos, e da Espanha.

Em 1787, ficou pronta a Constituição dos Estados Unidos com fortes características iluministas. Garantia a propriedade privada, manteve a escravidão, optou pelo sistema de república federativa e defendia os direitos e garantias individuais do cidadão.

 

Bem amigos, nos vemos no nosso próximo encontro e não se esqueça: “não vá se perder por aí!”



@ copyright ( Sou + ENEM ) 2018. Todos os Direitos reservados.

Logo Webteria