Iluminismo - Aula 2

Saludos amigos,

hoje concluiremos os nossos estudos sobre o Iluminismo abordando alguns autores que são importantes para a nossa prova do ENEM. Vamos a eles?!

MONTESQUIEU (1689-1755)

Sua principal obra é Do espírito das leis de 1748. Aborda a defesa da separação, independência e igualdade entre os poderes executivo, legislativo e judiciário. Para além desse texto, publicou em 1721 as Cartas Persas que usava de sarcasmo e escárnio para criticar práticas e costumes da sociedade europeia.

VOLTAIRE (1694- 1798)

Um dos mais aclamados e reconhecidos escritores iluministas. De escrita firme e irônica era grande crítico das posturas da Igreja Católica e do Otimismo cristão. É autor, dentre outras obras, de Cândido ou do Otimismo e das Cartas Inglesas. Autor identificado com ideias liberais difundiu o pensamento de John Locke (filósofo inglês de grande importância para as ciências políticas). Pelo seu tom satírico foi perseguido inúmeras vezes e mandado, inclusive, para o exílio, apesar de ter uma grande influência que chegou a nomes como Catarina II da Rússia e Frederico II da Prússia.

JEAN JACQUES ROUSSEAU (1712-1778)

Pensador de vida simplória era grande crítico dos excessos e luxos. Por causa de suas ideias foi obrigado a fugir de inúmeras perseguições a sua figura sendo foco de graves acusações. Suas obras de maior alcance são o Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens (1755) no qual defende a tese da bondade natural humana (Teoria do Bom Selvagem) e de sua corrupção pela vida social e O Contrato Social no qual defende que a vontade geral do povo deve conduzir as ações do Estado.

DENIS DIDEROT (1713 – 1784)

Um dos principais editores e organizadores da Enciclopédia, para a qual Contou com o apoio do matemático Jean D’alambert. A obra que continha inúmeros artigos de escritores vinculados aos pensamentos iluministas e tinha por objetivo reunir todo o conhecimento humano em uma só publicação.

FRANÇOIS QUESNAY (1694 – 1774)

Economista e médico da corte de Luís XV defendia que a principal forma de geração de riqueza estava baseada na agricultura.

ADAM SMITH (1723 – 1790)

Economista escocês desenvolveu a teoria do liberalismo econômico, defrontou-se com as teses de Quesnay, ao defender que afirmando que a desejada prosperidade econômica e a acumulação de riquezas não são concebidas pela atividade rural e nem comercial. Para Smith o elemento de geração de riqueza está no trabalho, no trabalho livre sem ter, logicamente, o estado como regulador e interventor.

Bem amigos, encerramos aqui nossos estudos acerca do Iluminismo, mas continuaremos focando na sua preparação no próximo post. E não se esqueça: não vá se perder por aí! 



@ copyright ( Sou + ENEM ) 2018. Todos os Direitos reservados.

Logo Webteria