Memória

Saludos Amigos, 

dentre os conceitos que fazem parte das habilidades e competências relativos à prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias que mais podem confundir os candidatos ao Exame Nacional do Ensino Médio é o de memória. Ao ler a expressão um impulso lógico e quase automático é pensar na capacidade de acumular lembranças ou informações, como os dispositivos de armazenamento virtuais. Contudo a noção de memória vai muito além disso.

Comecemos a nossa reflexão analisando a palavra comemorar: no seu processo de formação encontramos a estrutura com + memorar. O primeiro termo pode ser compreendido em seu sentido de adição, conjunto, coletivo. Já memorar refere-se ao ato de trazer à memória, ou seja, promover algum tipo de resgate. Logo o ato de comemorar é aquele que envolve uma (re)visita coletiva a algum evento. 

O conceito de memória envolve o resgate, ou apagamento, de eventos, símbolos, personagens e processos históricos a partir de questões do tempo presente. Sendo assim, a memória é um exercício constante de reconstrução e redefinição. Quando nos voltamos para o passado e recuperamos, por exemplo, o papel desempenhado pelo elemento feminino em prol da sua emanciapação, o fazemos a partir de questionamentos de nosso presente. No meio do século passado o tema apresentava uma percepção diferente da de hoje, logo a memória acerca do mesmo também.

Quando lidamos com o conceito de memória é importante que tenhamos em vista que o esquecimento é tão, ou mais, importante que a lembrança. Por exemplo: quando um regime político sobrepõem-se a outro é comum que haja um grande esforço em apagar as marcas, os símbolos e as práticas, em suma com a memória, do anterior. Foi assim no processo de aprofundamento das práticas revolucionárias na França no final do século XVIII, na instalação do Republicanismo no Brasil no final do século XIX: novos símbolos são criados para apagarem as marcas do regime anterior. Logo, o esquecimento é uma dos processos de construção da memória.

 Bom pessoal ficamos por aqui, nos encontramos em nossos próximos posts e não se esqueça: "não vá se perder por aí"



 



@ copyright ( Sou + ENEM ) 2017. Todos os Direitos reservados.

Logo Webteria