Brasil Colônia - Sociedade e Cultura

Saludos Amigos, Hoje vamos conversar um pouquinho sobre estruturas sociais e culturais formadas durante o período colonial.

 

  • Sociedade

A formação da sociedade colonial esteve alicerçada em dois pontos centrais: a família e a figura masculina. Daí caracterizarmos essa sociedade como familiar e patriarcal. É importante salientar o peso do fator escravo para essa sociedade. Ter, ou não, escravos era um fator de destacamento social tão forte quanto ter, ou não, propriedades fundiárias (terra). Nos séculos iniciais a mudança de setor social, a famosa mobilidade social, era bem restrita. Com o advento de atividades menos ligadas às estruturas rurais, como a mineração, a mobilidade social tornou-se mais facilitada. Outro ponto importante, que deve ser chamado à atenção, é o fator religioso. Mais do que uma forma de controle social, a religião era uma das bases de estruturação dessa sociedade. Sendo o catolicismo a religião oficial, sua prática era uma condição da existência ou aceitação social.

  • Cultura

As manifestações artístico-culturais são, até o século XVII, condicionadas às atividades desenvolvidas aos centros de educação, que no caso eram os colégios jesuíticos. Obviamente falamos aqui das manifestações mais formais e ligadas às referências europeias. No trato social alicerçavam-se práticas, usos e costumes que seriam marcantes para a formação da sociedade brasileira. A partir do século XVIII esse cenário muda. Com a emergência da mineração inúmeras manifestações tornaram-se presentes, como a arte barroca (seja ela plástica ou literária), as manifestações árcades e parnasianas, principalmente ligadas a uma referência mais letrada e influenciada pelos matizes europeus. Devemos chamar a atenção que não tratamos aqui de cultura erudita ou popular. Procuramos marcar as manifestações ligadas aos padrões representativos impostos pelos laços de ligação e influência com o que era observado no continente europeu. As manifestações culturais do período são fundamentais para a formação de identidade da sociedade brasileira tempos a frente.

Olha aqui: caiu no ENEM!

QUESTÕES ENEM:

PROVA 2009 CADERNO AZUL

63- E

48- C

PROVA 2010 CADERNO AZUL (2 aplicação)

18- E

20- E

PROVA 2011 CADERNO AZUL

30- A

Bom amigos divirtam-se com os nossos exercícios e não deixem de perguntar, comentar curtir e compartilhar! Até a próxima!



@ copyright ( Sou + ENEM ) 2018. Todos os Direitos reservados.

Logo Webteria