Governo Jânio Quadros

Jânio Quadros, eleito presidente através das eleições diretas no ano de 1960, governou o Brasil durante apenas 7 meses. Durante sua campanha, direcionava seus discursos às massas populares com a política da "vassourinha", com o slogan "varre, varre, vassourinha, varre varre a bandalheira" empolgou a população prometendo acabar com a corrupção, diminuir a inflação e equilibrar as finanças públicas. Vencendo a eleição com mais de 6 milhões de votos e Jango foi novamente eleito vice presidente.

Jânio foi o primeiro presidente da república a tomar posse na nova capital do país, Brasília. Seu governo era muito contraditório, pois seus apoios políticos vinham da elite do país, a classe que sempre foi alvo de críticas nos discursos de Jânio, uma vez que sempre passava por um membro do "povão" em sua campanha, ao tirar do nada um pão com mortadela do bolso no meio de um discurso, por exemplo. Além desse fator, em sua política externa, rompeu relações com os EUA e aproximou-se de movimentos nacionalistas e de esquerda, reaproximou o Brasil da União Soviética, enviou o vice Jango para uma missão na China (país socialista), e em sua política interna, dizia combater o comunismo porém chegou a condecorar um dos líderes da Revolução Socialista Cubana, Ernesto "Che" Guevara

Fora esses fatores contraditórios, Jânio foi muito polêmico denunciando corrupção em partidos de apoio como por exemplo a UDN e adotando medidas conservadoras como por exemplo a proibção:

-das brigas de galo

-do uso de biquini em praias

-do Lança Perfume 

Na economia, Jânio não possuia um projeto eficiente para superar a "herança maldita" deixada pelo governo de JK. Todo esse cenário de contradições políticas e morais, junto a uma crise econômica que crescia cada vez mais, foi fazendo com que sua popularidade caísse. 

No dia 25 de agosto de 1961, Jânio Quadros fez seu pedido de renúncia. Acredita-se que Jânio imaginava que ao renunciar, o povo se mobilizaria para sua volta e assim, retornaria a presidência com muito mais força e apoio, o que não aconteceu, pois o Congresso aceitou sua saída do cargo. Posteriormente, Jango assumiu a presidencia após seu retorno da viagem à China. 

 



@ copyright ( Sou + ENEM ) 2017. Todos os Direitos reservados.

Logo Webteria