Ditadura Militar - Governo Médici

Saludos amigos! 

Iniciando o terceiro governo no período da ditadura no Brasil, hoje estudaremos o governo de Garrastazu Médici (1969-1974)

Como vimos no post da aula anterior, sobre o governo Costa e Silva, pudemos acompanhar que no fim do ano de 1968 ocorria o auge dos instrumentos de repressão, principalmente dos órgaos da imprensa com a censura prévia e a tortura sistemática. No governo de Médici, foi usado massivamente os meios de comunicação. Palavras de ordem e cooperação eram espalhadas em cartazes pelas ruas com a frase "Brasil, Ame ou deixe-o"

O governo de Médici, contudo também contou com a sorte. A prosperidade da seleção brasileira de futebol, a paixão nacional, aumentou sua popularidade. Além disso, a economia prosperava com os projetos do Ministro Delfin Neto: obras faraônicas, concentração de renda, arrocho salarial, dependência e crescimento econômico. Esse período ficou conhecido como "Milagre Econômico".

Contudo, do mesmo modo que o milagre econômico ocorreu rapidamente, também acabou na mesma velocidade. Em 1973, ocorria uma crise internacional: a crise do petróleo. Essa crise escancarou as fraquezas da economia brasileira, dando um fim a prosperação econômica. Como o Brasil importava mais da metade dos combustíveis que produzia, não resistiu ao impacto causado pela alta dos preços do petróleo, acabando com o sucesso do regime. 

 



@ copyright ( Sou + ENEM ) 2017. Todos os Direitos reservados.

Logo Webteria