Revolução Industrial - Aula 01

Olá amigos,

Hoje conversaremos sobre um dos processos de maior transformação da relação entre os homens e o mundo que o cercam: a revolução industrial. Até o século XVII o uso mais costumeiro da palavra revolução era feito pelos astrólogos: designa os movimentos realizados pelos astros. Por exemplo: os movimentos de rotação e translação podem ser nomeados como movimentos de revolução da Terra. Contudo, a partir das chamadas Revoluções Burguesas, o termo ganha o significado que somos mais acostumados: transformação, mudança, revolta, entre outras tantas definições que podemos oferecer.

Mas o que torna a Revolução Industrial tão especial? Desde a Revolução Agrícola, quando os homens dominaram a prática da agricultura e tornaram-se sedentários, a maneira como homem produz seus pertences é muito próxima: com alguns utensílios, ou mesmo com manufaturas, depende de sua força e engenho para chegar ao produto final. Um artesão possui o controle de toda a produção: da matéria prima, passando pelo fabrico, e chegando ao produto final.

O surgimento da maquinofatura transformou a relação entre o homem e a natureza. A ideia de uma invenção dotada de dinâmica e autonomia ganhou mais espaço na vida dos homens: passou-se a consumir mais do que a natureza oferece, passou-se a produzir em maior quantidade, mais rapidamente, e aumentando as necessidades de trocas comerciais.

Gradativamente a máquina invadiu o mundo dos homens e o transformou, até chegar aos dias de hoje nos quais vivemos o mundo da informatização e da automação.

Diretamente pode-se apontar como desdobramentos desse processo

  • Aumento do consumo de matérias primas
  • Aumento dos fluxos comerciais
  • Maior exploração dos trabalhadores
  • Mudança na relação tempo X trabalho
  • Intensificação nas taxas de urbanização
  • Intensificação dos impactos naturais.
 No nosso próximo encontro falaremos sobre o pioneirismo inglês na revolução industrial
 
QUESTÕES ENEM:
PROVA 2009 CADERNO AZUL
 
67- D
68- C
 
PROVA 2010 CADERNO AZUL (1 aplicação)
10- E
40- E
 
PROVA 2010 CADERNO AZUL (2 aplicação)
32-A
 
PROVA 2012 CADERNO AZUL 
19- C
 


@ copyright ( Sou + ENEM ) 2018. Todos os Direitos reservados.

Logo Webteria