Brasil Colônia - Economia

Saludos Amigos,

hoje vamos conversar um pouquinho sobre as atividades econômicas desenvolvidas durante o período colonial. Bom, é difícil definir regras gerais para quase quatro séculos de atividades desenvolvidas na história do Brasil colônia, logo nosso esforço aqui será no sentido de sublinhar aquelas que mais marcaram o cenário de que estamos tratando.

1. Indústria Açucareira Uma das atividades mais centrais e duradouras da economia colonial foi a produção de açúcar. Implantada no Brasil a partir da experiência adquirida pelos portugueses nas Ilhas Atlânticas da Costa Africana, foi um facilitador da ocupação e povoamento do território, sendo o carro chefe da pauta de exportações brasileiras até o século XIX (quando foi ultrapassado pelo café). A produção organizava-se no sistema de plantation: latifúndios, monocultura, uso de mão de obra escrava e a atenção voltada para os mercados externos. Os Países Baixos, Holanda em especial, foram grandes parceiros dos portugueses sendo responsáveis pelo refino, transporte e distribuição do produto no continente europeu.

2. Tráfico Negreiro Uma das mais rentáveis atividades desenvolvidas durante a história colonial e independente. Realizado entre as colônias americanas e africanas de Portugal estendeu-se do século XVI até o século XIX, já estando o Brasil independente.

3. Atividades Econômicas Complementares

Produções realizadas em paralelo, especialmente, à açucareira. São elas:

• A produção e comércio de tabaco e cachaça (jeribita) sendo moedas de troca no tráfico negreiro;

Pecuária (desenvolvida tanto para transporte quanto para corte);

• As Drogas do Sertão ou Especiarias Brasileiras (ceras, estratos, sementes, etc., das florestas tropicais brasileiras);

• Algodão.

4. Mineração Uma das mais intensas e transformadoras atividades econômicas desenvolvidas, teve seu apogeu no século XVIII, sendo responsável pela mudança do eixo econômico do nordeste para o sudeste, justificando a transferência da capital para o Rio de Janeiro e provocando, também, mudanças relacionadas ao aumento das taxas de crescimento das cidades. Não se pode esquecer que foi responsável pela criação da região das Minas Gerais.

Bem amigos, está aí um pequeno apanhado das atividades econômicas desenvolvidas no Brasil Colônia. Espere a nossa próxima aula sobre a Cultura e Sociedade no período e não deixe de fazer os exercícios! Até a próxima!

QUESTÕES ENEM:

PROVA 2009 CADERNO AZUL

64- B

PROVA 2010 caderno azul (1 aplicação)

19 - C

PROVA 2011 CADERNO AZUL

31-A

PROVA 2012 CADERNO AZUL

44- D



@ copyright ( Sou + ENEM ) 2018. Todos os Direitos reservados.

Logo Webteria