Conferências ambientais e a RIO+20

Olá pessoal, hoje veremos como ocorreu a última grande conferência ambiental, a Rio+20

 

Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável – Rio+20

                                                                                         Fonte: http://www.blogiveco.com.br/2012/06/29/5-licoes-preciosas-da-rio20/

 A conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, ou simplesmente, Rio+20 (uma alusão aos 20 anos que se passaram desde a grande conferência ECO92), ocorreu em junho de 2012 no Rio de Janeiro e se destacou mais pela grande mobilização civil em torno do assunto que pelas conquistas da reunião.

 Objetivos da Conferência

 Em 2009 foi decidido em uma conferência da ONU que o Rio de Janeiro sediaria a grande conferência ambiental de 2012, desde então os holofotes começaram a destacar aquela que seria a maior conferência ambiental de todos os tempos.

 Os grandes objetivos da Rio+20 giravam em torno da avaliação das práticas em relação ao meio ambiente (como o mundo se comportou nos últimos 20 anos); fortalecer a inserção do desenvolvimento sustentável nas práticas governamentais e econômicas; Colocar os problemas sociais no foco das discussões ambientais.

 Resultados da Rio+20

O documento criado pela criticada liderança brasileira da conferência ganhou o nome de “Nosso futuro comum” e destacamos como resultados principais:

  

  • Afirmação do princípio da “não regressão”, no qual ficou decidido que as diretrizes ambientais não podem retroceder em relação às decisões tomadas;
  • Reafirmação do princípio da “responsabilidade comum, mas diferenciada” – seguindo o raciocínio de que os problemas ambientais são responsabilidade de todos, porém, aqueles que poluem mais precisam ter um esforço maior e financiar a maior parte da possível solução;
  • Busca por fontes e tecnologias mais limpas para o desenvolvimento;
  • Busca por novos indicadores (além de PIB e IDH) que destaquem o grau de comprometimento dos países com o desenvolvimento sustentável.

 Certamente não podemos deixar de destacar que o maior legado da Rio+20 foi a posição dada às causas sociais, colocar os problemas sociais definitivamente como um obstáculo ambiental e totalmente necessário para um futuro sustentável.

 Apesar dos resultados obtidos a Rio+20 foi alvo de grandes críticas, principalmente por resultar em muitas diretrizes, mas poucas medidas claras para a garantia de um futuro ambientalmente correto e a falta de prazos claros para resultados mais eficazes em prol da causa ambiental. 

Como caiu no Enem!!

  As afirmativas que seguem estão relacionadas à Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, realizada no Rio de Janeiro em junho de 2012. Sobre o tema, assinale a opção correta.

 a) Analisando o período de vinte anos entre a Eco 92 e a Rio+20, representantes dos países em diferentes estágios de desenvolvimento foram unânimes em reconhecer os sensíveis avanços no uso racional dos recursos naturais, na erradicação da pobreza, na redução das diferenças sociais e econômicas, na utilização de energias limpas e na redução da emissão de gases de efeito estufa.

b) Em meio à severa crise da economia mundial, especialmente dos países do Euro, os governantes dos países desenvolvidos tomaram atitudes decisivas e rápidas quanto ao estabelecimento de cotas de participação financeira, que visem fomentar a recuperação do meio ambiente como forma de resgatar a economia dos países em crise.

c) A Rio+20 teve o grande mérito de ratificar o Protocolo de Kyoto (1997), assegurando a adesão de todos os principais países poluidores na meta de redução dos níveis de emissão de gases poluentes.

d) Os países em desenvolvimento reunidos na Rio+20 regulamentaram a adoção de áreas de preservação nas margens dos rios, decidindo que essa medida deve ser aplicada apenas aos rios de grande porte e em grandes propriedades.

e) A Conferência da ONU denominada Rio+20 discutiu temas para o futuro e produziu uma declaração intitulada “O Futuro que queremos”, preocupada em atingir uma economia sustentável que busque reduzir a degradação do meio ambiente, que combata a pobreza e assegure a produção de alimentos para todos.

 

Até a próxima e bom estudo!!

 

 

 

 

 

 

 

Gab: Letra E




@ copyright ( Sou + ENEM ) 2017. Todos os Direitos reservados.

Logo Webteria