Estrutura Populacional e o Brasil - Transição e Pirâmides Demográficas

A transição demográfica de um país é refletida em sua pirâmide demográfica, ou seja, o crescimento da população, o aumento ou redução da expectativa de vida, o aumento ou redução do número de jovens, são todos dados presentes nas pirêmides demográficas quando comparamos momentos diferentes.

Ao analisarmos a transição demográfica pátria, percebemos que o Brasil é um país que passa pelo estreitamento da base da pirâmide (redução do npumero de jovens) e alargamento do topo (aumento da expectativa de vida e, consequentemente, mais idosos).

Perceba na imagem como a base estreitou e o topo alargou:

 

A tendência é resultado da melhoria das condições de vida que prolongaram a vida dos brasileiros. Além disso, a difusão de métodos contraceptivos, o ingresso amplo da mulher no mercado de trabalho, o planejamento familiar (em  regra para um ou dois filhos apenas em função do alto custo de criação dos filhos) e a mudança cultural da sociedade (que busca ter cada vez menos filhos) provocaram a redução da natalidade. Perceba a pirâmide de 2010, o processo permanece:

Pirâmide Brasileira (2010)

O processo pode ser constatado também pela taxa de fecundidade nacional. Em 1970 era de 5,8 filhos por mulher e caiu para, aproximadamente, 2 filhos no século XXI. A tendência é de queda.

Essa tendência brasileira acarreta, no médio/longo prazo, problemas de caráter previdenciário, pois com a redução da arrecadação (menos jovense adultos) e aumento no pagamento de contribuições (mais aposentados, idosos) o Estado pode ficar em situação negativa de pagamentos e a previdêcnia pode "quebrar". Para evitar isso, o governo brasileiro reformou a legilsação previdenciária. As medidas foram desde ampliação da idade mínimia de aposentadoria até a tributação de aposentadorias para ampliar a arrecadação estatal.

Esse tema é muito recorrente no ENEM, saiba reconhecer os dados da pirâmide e aplicá-los no dia-a-dia.

Abaixo, uma questão do ENEM 2007 baseada na imagem das pirâmides brasileiras, veja a resolução e os comentários.

ENEM 2007 - População

A partir da comparação da pirâmide etária relativa a 1990 com as projeções para 2030 e considerando-se os processos de formação socioeconômica da população brasileira, é correto afirmar que

a) a expectativa de vida do brasileiro tende a aumentar na medida em que melhoram as condições de vida da população. 

b) a população do país tende a diminuir na medida em que a taxa de mortalidade diminui. 

c) a taxa de mortalidade infantil tende a aumentar na medida em que aumenta o índice de desenvolvimento humano.  

d) a necessidade de investimentos no setor de saúde tende a diminuir na medida em que aumenta a população idosa. 

e) o nível de instrução da população tende a diminuir na medida em que diminui a população. 

RESOLUÇÃO E COMENTÁRIO:

Trata-se de uma questão simples, com gabarito letra (a). Basta saber que melhoria nas condições de vida prolongam expectativa de vida. A letra (b) está errada pois se a taxa de mortalidade diminui existe a possibilidade de aumento da população. A letra (c) está errada já que o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) é baseado, entre outros fatores, na melhoria da taxa de mortalidade infantil, logo a taxa reduz conforme aumenta o IDH. A letra (d) está errada em função da expectativa de aumento de gastos médicos (geriátricos) com a ampliação dos idosos. A letra (e) está errada, pois a redução da natalidade está, tradicionalmente, ligada ao acesso à informação.



@ copyright ( Sou + ENEM ) 2014. Todos os Direitos reservados.

Logo Webteria