Geologia - Vulcanismo, erupções e derrames

Olá pessoal! Hoje vamos continuar estudando as forças internas na formação do relevo terrestre, veremos a atuação do vulcanismo.

Vulcanismo: É o processo de liberação de magma do interior da Terra, que chega à superfície na forma de lava (acompanhada de gases em altíssima temperatura), e se origina na enorme pressão existente no manto terrestre que busca nas fendas das placas tectônicas um alívio de tensão, expelindo o material e gerando enormes consequências às áreas em que ocorrem.

Vale ressaltar que nem todo vulcão entra em atividade, por isso também podemos dividi-los em relação ao seu ritmo de ocorrência:

  • Vulcões ativos
  • Vulcões adormecidos
  • Vulcões extintos

A saída do magma pode ocorrer de duas maneiras:

  • Uma explosiva e de enorme alcance chamada de erupção vulcânica, no qual uma grande quantidade de magma se choca em dutos no interior da crosta e transforma essa imensa energia em choque em uma grande explosão (imagem abaixo).

 

  • A saída do magma pode ocorrer de forma suave devido a uma fenda maior, gerando um menor atrito entre o material, essa forma é chamada de derrames vulcânicos.

A saída do magma está diretamente ligada aos limites das placas tectônicas (litosféricas), pois, estas são descontinuidades que permitem que a pressão do interior da Terra impulsione o material magmático para a superfície. Por essa razão, a região com o maior número de encontro de placas é também a parte do mundo com maior ocorrência de vulcões, maremotos e terremotos, essa região é chamada de Círculo de Fogo do Pacífico. 

Apesar das placas tectônicas significarem a grande maioria dos processos vulcânicos, existe outra possibilidade de liberação de magma, a existência de um “Hot spot” (ponto quente), um ponto de “vazamento” no meio da placa tectônica, permitindo que os vulcões existam longe das bordas das placas. Um grande exemplo é o Havaí.

Os vulcões geram consequências terríveis quando entram em atividade, ao contrário do que muitos imaginam, o perigo não está ligado apenas à lava, pois, a fumaça e a poeira eliminados durante a explosão, saem em temperaturas altíssimas e geram enormes destruições. Em alguns casos, fragmentos de rochas são eliminados em meio à erupção, são os chamados piroclastos.

Como o assunto pode ser cobrado!

O vulcanismo é um dos processos da dinâmica terrestre que sempre encantou e amedrontou a humanidade, existindo diversos registros históricos referentes a esse processo. Sabe-se que as atividades vulcânicas trazem novos materiais para locais próximos à superfície terrestre. A esse respeito, pode-se afirmar corretamente que o vulcanismo:

a) é um dos poucos processos de liberação de energia interna que continuará ocorrendo indefinidamente na história evolutiva da Terra.

b) é um fenômeno tipicamente terrestre, sem paralelo em outros planetas, pelo que se conhece atualmente.

c) traz para a atmosfera materiais nos estados líquido e gasoso, tendo em vista originarem-se de todas as camadas internas da Terra.

d) ocorre, quando aberturas na crosta aliviam a pressão interna, permitindo a ascensão de novos materiais e mudanças em seus estados físicos.

 e) é o processo responsável pelo movimento das placas tectônicas, causando seu rompimento e o lançamento de materiais fluidos.

Até a próxima e bom estudo!

 

 

 

 

 

 

 

Gab: Letra D


 



@ copyright ( Sou + ENEM ) 2017. Todos os Direitos reservados.

Logo Webteria