O que estudar em Geografia na Reta Final

Queridos candidatos e candidatas,

Para vocês que acompanham o www.soumaisenem.com.br, vamos tentar facilitar a resolução de algumas questões com dicas de última hora, literalmente.

- Questões Ambientais: Estude causas e consequências do Efeito Estufa, das Ilhas de Calor, Chuvas Ácidas, Inversões Térmicas, da Eutrofização e Maré Negra. Saiba as consequências sócio-ambientais dos lixões e entenda os programas de desenvolvimento sustentável como a reciclagem e a coleta seletiva. Estude os resultados (ou ausência deles) da Rio+20. Veja os vetos e como ficou o “Novo Código Florestal Brasileiro”.

- Recursos Energéticos e Políticas Alternativas: Estude as energias alternativas (eólica, solar, geotérmica, maremotriz, mas atenção especial para as provenientes de biomassa, muita atenção com o Biodiesel e o Álcool). Estude o uso do Petróleo e suas questões geopolíticas.  Saiba tudo sobre Hidroelétricas e o caso de Belo Monte (Pará). Estude a energia nuclear, suas vantagens e desvantagens.

- Recursos Hídricos e Paisagens Naturais: Estude fatores e elementos climáticos, conjuntos climato-botânicos brasileiros (em especial Amazônia, Cerrado, Caatinga e Mata Atlântica) e seus principais impactos, saiba que o Cerrado e a Amazônia sofrem intensamente com a pecuária e a expansão da soja. Estude os recursos hídricos, em especial, Aquífero Guarani e principais bacias hidrográficas, destaque para Bacia do São Francisco.

- As Relações Sociais nas Tendências Trabalhistas e Questões Populacionais: Estude os processos de modernização industrial (em especial Terceira Revolução Industrial e Modelo Pós-Fordista). Estude população: a pirâmide populacional e composição sócio cultural brasileira. Atenção especial para informalidade, trabalho infantil, transição demográfica (e crises previdenciárias), fatores de manifestação cultural e seus agentes (como religiões, música, cinema, comunicações e artes).

- Questões da Pobreza, Desigualdades Globais e Fluxos Populacionais: Conheça os movimentos sociais no campo brasileiro, tecnologia agrícola e a “Modernização Conservadora” no Brasil. Relacione agricultura com “Indústria da Seca”, “Urbanização Brasileira”, questões ligadas à miséria e desigualdades em seus amplos espectros (com destaque para questão racial), políticas públicas de combate à miséria e suas contradições, segregações e IDH.

Boa Prova!!



@ copyright ( Sou + ENEM ) 2018. Todos os Direitos reservados.

Logo Webteria