Como estudar Geografia para a prova do ENEM - Parte Final

Agora, veremos algumas dicas mais específicas. Alguns temas são recorrentes no exame e certamente devem ser estudados com detalhes. Vejam os principais:

1º Tema: Questões Ambientais
- Políticas, Impactos e Sustentabilidade. Estude a evolução do movimento ambiental (desde os anos 70, passando pela ECO-92, Kyoto e até a Rio+20), os fenômenos ambientais (Efeito Estufa, Ozônio, Chuva Ácida e outros) e políticas de reciclagem e conscientização ambiental (Desenvolvimento Sustentável). Atenção especial para a proposta do “Novo Código Florestal Brasileiro” e para devastação da Amazônia, do Cerrado e biomas brasileiros.

2º Tema: Recursos Energéticos e Políticas Alternativas
- Estude as energias alternativas (eólica, solar, geotérmica, maremotriz, mas atenção especial para as provenientes de biomassa, muita atenção com o Biodiesel e o Álcool). Estude o uso do Petróleo e suas questões geopolíticas. Saiba tudo sobre Hidroelétricas e o caso de Belo Monte (Pará), bem como padrões de consumo energético regional e políticas públicas, como incentivos e adoção do horário de verão.

3º Tema: Recursos Hídricos e Paisagens Naturais
- Estude fatores e elementos climáticos, conjuntos climato-botânicos brasileiros (em especial Amazônia, Cerrado, Caatinga e Mata Atlântica), recursos hídricos, em especial, Aquífero Guarani e principais bacias hidrográficas. Saiba a relação clima X recursos hídricos e conheça o ciclo hidrológico.

4º Tema: As Relações Sociais nas Tendências Trabalhistas e Questões Populacionais.
- Estude os processos de modernização industrial, as relações de trabalho, a pirâmide populacional e composição sócio cultural brasileira. Atenção especial para informalidade, trabalho infantil, transição demográfica (e crises previdenciárias), fatores de manifestação cultural e seus agentes (como religiões, música, cinema, comunicações e artes).

5º Tema: Questões Agrárias, Pobreza, Desigualdades Globais e Fluxos Populacionais.
- Conheça os movimentos sociais no campo brasileiro, tecnologia agrícola e a “Modernização Conservadora” no Brasil. Relacione agricultura com “Indústria da Seca”, “Urbanização Brasileira”, questões ligadas à miséria e desigualdades em seus amplos espectros (com destaque para questão racial), políticas públicas de combate à miséria e suas contradições, segregações e IDH.

Caso você tenha dito dificuldades em relacionar e estudar tais assuntos, fique tranquilo. Acompanhe as postagens e as aulas no Sou + Enem que você terá a oportunidade de estudar TUDO e de forma SISTEMATICA e eficiente conosco.

Bons Estudos e Boa Prova!



@ copyright ( Sou + ENEM ) 2018. Todos os Direitos reservados.

Logo Webteria