Como estudar Geografia para a prova do ENEM

O estudo eficiente e direcionado para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) deve considerar a alteração nos parâmetros de conteúdo para produção das questões. Com o “Novo ENEM” adquiriu maior importância a “matriz de habilidades e conjunto de conteúdos associados”.
Para o estudo da Geografia (inserida nas Ciências Humanas) merece destaque o foco em questões com conteúdo baseado em temas atuais. Interessante é que a questão não exigirá apenas o conteúdo em si, mas a capacidade do concursando em interpretá-lo (de um gráfico, uma tabela ou figura), relacioná-lo a determinados focos sociais e culturais e correlacioná-lo ao item correto no exame.
A melhor forma de superar esse desafio é o estudo dos conteúdos tradicionais, mas com uma forte abordagem interdisciplinar de raciocínio para utilização prática desse conteúdo tradicional num tema de relevância atual.
O aluno deve, por exemplo, “apropriar-se de conhecimentos de física para, em situações problema, interpretar, avaliar ou planejar intervenções científico-tecnológicas” e “avaliar possibilidades de geração, uso ou transformação de energia em ambientes específicos, considerando implicações éticas, ambientais, sociais e/ou econômicas.” (trecho extraído da Matriz de Referência da Ciência da Natureza e suas Tecnologias, Competência da Área 6, Habilidade 23 que nitidamente relaciona o conteúdo tradicional da Física com a Geografia em um tema atual).
O candidato deve trabalhar sua capacidade de raciocínio e interpretação sobre os fenômenos que o circundam. Por isso, trata-se de uma prova de Ciências Humanas e não somente Geografia, História, Sociologia ou Filosofia.
O estudo para o ENEM deve levar em consideração assuntos “genericamente” englobados como “Atualidades”, “Cotidiano”, “Economia”, “Políticas”, “Cultura” entre outros.

Na próxima postagem, apontarei algumas dicas mais específicas para o estudo da “Ciência Humana” Geografia no ENEM.

Clique para acesá-la: http://soumaisenem.com.br/geografia/como-estudar-geografia-para-o-enem/c...



@ copyright ( Sou + ENEM ) 2018. Todos os Direitos reservados.

Logo Webteria