Clima - condições atmosféricos e fatores climáticos

Olá pessoal, hoje começaremos a falar sobre o clima e os fatores que o determinam.

 Para começar precisamos entender o que é o clima. Clima é a condição atmosférica média e percebida ao longo de anos em um espaço (a análise de dados que geram a determinação de um clima superam 30 anos de pesquisa).

Destacamos como elementos do clima, a sua temperatura, a sua umidade e a sua pressão atmosférica (peso da coluna de ar que sai da atmosfera sobre um ponto da superfície -  quanto maior a altitude menor a pressão atmosférica).

Importante diferenciar o conceito de clima e tempo. Sendo o clima a condição atmosférica mais repetida ao longo de décadas, o tempo é a condição momentânea das características atmosféricas.

Exemplo. Salvador é uma cidade quente e úmida, caso amanheça chovendo e com temperaturas mais baixas, houve uma mudança do tempo e não do clima.

 Fatores do clima: São as condições que determinam as características climáticas de um espaço (condições térmicas e de umidade).

1)Latitude: É a distância de um ponto até a Linha do Equador. Sendo a Linha do Equador a latitude 0 e os polos as latitudes 90° (Norte e Sul).

De todos os pontos da superfície terrestre, apenas na Linha do Equador os raios solares incidem de maneira direta (perpendicular), logo, apresentam as maiores temperaturas.

A partir daí, os pontos mais próximos à Linha do Equador são os mais quentes (zona intertropical) e consequentemente apresentam baixas latitudes. As latitudes médias são classificadas como zonas temperadas (apresentando as quatro estações bem definidas). As latitudes altas são aquelas próximas aos polos (zonas polares), logo, apresentam as menores temperaturas do planeta.

2) Altitude: Em relação à altitude, quanto maior a altura de um espaço menor será a sua temperatura. Por quê?

Muitos imaginam que o calor vem do Sol, entretanto, o Sol nos envia radiações (como exemplo apontamos os raios UVA e UVB) que ao entrarem em contato com a superfície terrestre conseguem gerar um processo de liberação de calor.

O calor liberado pelo solo em baixas altitudes não consegue alcançar as maiores altitudes, pois, o ar rarefeito apresenta as moléculas com menor densidade quando comparamos ao ar em baixas altitudes, tal configuração faz com que o ar em altitude absorva menos radiação e menor retenção de calor.

A altitude é um fator do clima que pode quebrar a lógica da Latitude, ou seja, um espaço próximo ao Equador naturalmente apresentaria uma temperatura alta, entretanto, em altitude pode apresentar temperaturas negativas.

 

No próximo post veremos a continuação dos fatores do clima.

 Como caiu no Enem

 (ENEM-2005) A água é um dos fatores determinantes para todos os seres vivos, mas a precipitação varia muito nos continentes, como podemos observar no mapa abaixo.

(Robert E. Ricklefs. A Economia da Natureza, 3. ed. Rio deJaneiro: Guanabara Koogan. 1996. p. 55)

 Ao examinar a tabela da temperatura média anual em algumas latitudes, podemos concluir que as chuvas são mais abundantes nas maiores latitudes próximas do Equador, porque

 a) as grandes extensões de terra fria das latitudes extremas impedem precipitações mais abundantes.

b) a água superficial é mais quente nos trópicos do que nas regiões temperadas, causando maior precipitação.

c) o ar mais quente tropical retém mais vapor de água na atmosfera, aumentando as precipitações.

d) o ar mais frio das regiões temperadas retém mais vapor de água, impedindo as precipitações.

e) a água superficial é fria e menos abundante nas latitudes extremas, causando menor precipitação.

 

Até a próxima e bom estudo!!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Gab: Letra C.

 

 



@ copyright ( Sou + ENEM ) 2017. Todos os Direitos reservados.

Logo Webteria