Os personagens da Teoria da Gravitação

Olá, galera,

No edital do Enem, há uma parte muito interessante nos conteúdos: Concepções históricas sobre a origem do universo e sua evolução.

O tema remete a um olhar mais moderno encontrado em novos livros didáticos, que é apresentar a evolução dos modelos de sistema solar e universo através de abordagens históricas.

Aqui apresento uma pequena descrição dos personagens importantes para a história da gravitação, suas ideias e o que fizeram para contribuir com a Ciência em relação ao universo e sua evolução.

Os antigos:

Ao longo dos tempos vários modelos de mundo e criação apareceram. Há um mito chinês que diz que Phan Ku, o Criador Gigante, saiu de um ovo e esculpiu as paisagens e seu corpo, depois de sua morte, deu origem a diversas coisas (céu, mares, pedras...). Para alguns povos na África também há mitos de criadores gigantes. No século VI a.C., os filósofos gregos construíram modelos para explicar a Terra e o Universo. Embora alguns modelos, como o de Anaximandro, em que o Sol era um buraco num anel com fogo em torno da Terra, não pareçam ter sentido nos dias de hoje, eles tiveram importância pela ajuda que deram ao desenvolvimento do pensamento científico.

O desenvolvimento da matemática permitiu calcular distâncias importantes na compreensão da astronomia. Após medir o tamanho da Terra, em 276 a.C., Eratóstenes, usando métodos de projeção geométrica, conseguiu também medir o diâmetro da Lua através de eclipses e a distância da Terra à Lua. Aristarco e Anaxágoras conseguiram medir distância também para o Sol. Essas medidas ajudavam a pensar um modelo dinâmico para o Universo. Aristarco foi um dos primeiros filósofos respeitados a sugerir que a Terra orbitava em torno do Sol. Contudo, a ideia de uma Terra estática era mais coerente com a época, o que ainda ajudava na explicação de que, se a Terra é o centro do Universo, todas as coisas sejam atraídas para ela. Essa foi uma ideia que precisou de aproximadamente 18 séculos para ser explicada, quando Sir Isaac Newton cria sua teoria da gravitação.

Dentre os pensadores, filósofos e cientistas que participaram da evolução dos conceitos de gravitação devemos destacar alguns:

- Cláudio Ptolomeu (século II)

Para ele, a Terra estava no centro do Universo, pois sem isso todas as coisas iriam cair no Espaço. Os planetas e o Sol giravam em órbitas circulares com a Terra no centro (Geocentrismo). Sua teoria, embora complexa, era bastante funcional e fazia previsões com bastante precisão. No seu modelo, havia uma dificuldade, pois os planetas Marte, Júpiter e Saturno descrevem um movimento retrógrado vistos da Terra, isto é, vão e voltam no céu ao longo de suas órbitas. Para explicar isso, Ptolomeu cria órbitas circulares (deferentes) dentro de órbitas circulares (epiciclos) [veja o vídeo lá no final para entender melhor]. Embora complexo, o modelo Ptolomaico durou muitos anos especialmente por ser compatível com as ideias de Aristóteles que eram bem aceitas pela Igreja e por fazer previsões precisas de eventos celestes.

ptolomeu

- Nicolau Copérnico (1473-1543)

É o primeiro a escrever que a Terra gira em torno do Sol. Produz um modelo em que o Sol está no centro do sistema solar (Heliocentrismo) e que os planetas giram em torno do Sol. Seu modelo também faz previsões como o de Ptolomeu, contudo não é perfeito. Para Copérnico as órbitas dos planetas são circunferências e o Sol está no centro. Morre no ano da publicação de seu livro sobre Heliocentrismo.

sistema copernico

- Galileu Galilei (1564-1642)

Foi físico, matemático, astrônomo, filósofo e sua importância para a ciência é enorme, muitas vezes chamado de pai da ciência. Com o uso de um telescópio Galileu estudou a Lua e fez desenhos de suas crateras. Essa observação ficava contrária a ideia de Ptolomeu de esferas perfeitas. Galileu identificou luas em Júpiter, esse fato o levou a pensar que: se existe algum corpo celeste com satélites próprios por que a Terra não poderia estar em órbita também? Estudou e cartografou as fases de Vênus e seus estudos e previsões eram coerentes com um modelo centrado no Sol. Escreve um livro ("Diálogo sobre os dois máximos sistemas do mundo") para explorar as visões centradas no Sol e na Terra. A Inquisição acusa Galileu de heresia e ele é obrigado a negar suas ideias. É condenado a prisão domiciliar pelo resto de sua vida e seu livro acrescentado a lista de livros proibidos.

- Tycho Brahe (1546 – 1601)

Astrônomo de renome para a época conhecia as ideias de Copérnico, mas criou um modelo misto. A Terra era o centro do universo, o Sol girava em torno da Terra e os planetas giravam em torno do Sol. Passou a vida fazendo medidas astronômicas que foi de grande valia para seu discípulo que as pode usar após a morte de Tycho. Através dessas medidas (e de outras próprias) esse discípulo veio a se tornar uma das principais figuras para a gravitação. Esse discípulo era Kepler.

tycho brahe

- Johannes Kepler (1571 – 1630)

Matemático exemplar e astrônomo de fabulosa percepção, Kepler é responsável por identificar e interpretar as leis que regem os movimentos dos corpos celestes. Ao abandonar a órbita circular, consegue aprimorar o modelo de Copérnico. Com as meticulosas observações e medidas de Tycho Brahe consegue perceber relação entre as áreas varridas pelos raios dos planetas e o tempo de suas passagens. Elabora ainda uma relação entre período de rotação e raio da órbita que será depois ratificado por Newton.

- Isaac Newton (1643- 1727)

A contribuição de Newton para a ciência também é vasta. No campo da gravitação consegue explicar como os corpos caem e assim endossar o modelo copernicano de heliocentrismo. Enuncia que a força de atração entre dois corpos depende do produto das massas e do inverso do quadrado da distância. Assim consegue explicar o movimento de um corpo em órbita e como coloca-lo em órbita.

Video: Os epiciclos e deferntes de Ptolomeu