Análise da Prova do ENEM 2012 - Fisica

Olá galera, tudo bem?

 Vamos dar uma analisada nas questões de Física do ENEM 2012?

 As questões foram boas no geral, algumas confusões como na prova do ano anterior, mas mais bem elaboradas. As questões foram feitas para pensar, com conteúdo e poucos cálculos.

 Vamos lá, questão por questão (vou usar a prova branca como referência).

 

Questão 46

 - Tópicos: Energia e suas transformações.

- Dificuldade: Baixa.

 Comentário: É preciso um conhecimento básico das transformações de energia e perceber que o dispositivo de corda é um acumulador de energia.

 

Os carrinhos de brinquedo podem ser de vários tipos. Dentre eles, há os movidos a corda, em que uma mola em seu interior é comprimida quando a criança puxa o carrinho para trás. Ao ser solto, o carrinho entra em movimento enquanto a mola volta à sua forma inicial.

O processo de conversão de energia que ocorre no carrinho descrito também é verificado em

a) um dínamo.   

b) um freio de automóvel.   

c) um motor a combustão.   

d) uma usina hidroelétrica.   

e) uma atiradeira (estilingue).   

 Resolução

 

 

Questão 51

- Tópicos: Pressão.

- Dificuldade: Baixa.

 Comentário: O conhecimento do conceito de pressão é suficiente para resolver a questão. Mostra a utilidade da ciência no dia a dia, bem como a prova deseja cobrar.

 

Um dos problemas ambientais vivenciados pela agricultura hoje em dia é a compactação do solo, devida ao intenso tráfego de máquinas cada vez mais pesadas, reduzindo a produtividade das culturas.

Uma das formas de prevenir o problema de compactação do solo é substituir os pneus dos tratores por pneus mais

a) largos, reduzindo pressão sobre o solo.   

b) estreitos, reduzindo a pressão sobre o solo.   

c) largos, aumentando a pressão sobre o solo.   

d) estreitos, aumentando a pressão sobre o solo.   

e) altos, reduzindo a pressão sobre o solo.   

 Resolução

 

 Questão 54

- Tópicos: Energia, potência e eficiência.

- Dificuldade: Média

 Comentário: Embora a questão explicite a conta a ser feita (definindo para o candidato o que é eficiência) tem um grau de dificuldade maior, pois é preciso entender que a quantidade de energia está relacionada com a potência (faltou falar que era para um mesmo tempo, mas tudo bem).

 

A eficiência das lâmpadas pode ser comparada utilizando a razão, considerada linear, entre a quantidade de luz produzida e o consumo. A quantidade de luz é medida pelo fluxo luminoso, cuja unidade é o lúmen (lm). O consumo está relacionado à potência elétrica da lâmpada que é medida em watt (W). Por exemplo, uma lâmpada incandescente de 40 W emite cerca de 600 lm, enquanto uma lâmpada fluorescente de 40 W emite cerca de 3000 lm.

 Disponível em: http://tecnologia.terra.com.br. Acesso em: 29 fev. 2012 (adaptado).

 

A eficiência de uma lâmpada incandescente de 40 W é

a) maior que a de uma lâmpada fluorescente de 8 W, que produz menor quantidade de luz.   

b) maior que a de uma lâmpada fluorescente de 40 W, que produz menor quantidade de luz.   

c) menor que a de uma lâmpada fluorescente de 8 W, que produz a mesma quantidade de luz.   

d) menor que a de uma lâmpada fluorescente de 40 W, pois consome maior quantidade de energia.   

e) igual a de uma lâmpada fluorescente de 40 W, que consome a mesma quantidade de energia

Resolução

 

Questão 57

- Tópicos: Fontes primárias e secundárias, refração, dioptro plano.

- Dificuldade: Média.

 Comentário: Questão interessante, pois remete ao conceito de refração fazendo uma referência ao pensamento antigo (errado) de que os raios de luz saíam dos olhos. É preciso lembrar que só enxergamos porque existe luz. A luz emitida por uma fonte primária reflete-se nos objetos e chega aos nossos olhos. Os objetos são fontes secundárias, refletem a luz.

 

Alguns povos indígenas ainda preservam suas tradições realizando a pesca com lanças, demonstrando uma notável habilidade. Para fisgar um peixe em um lago com águas tranquilas o índio deve mirar abaixo da posição em que enxerga o peixe.

Ele deve proceder dessa forma porque os raios de luz

a) refletidos pelo peixe não descrevem uma trajetória retilínea no interior da água.   

b) emitidos pelos olhos do índio desviam sua trajetória quando passam do ar para a água.   

c) espalhados pelo peixe são refletidos pela superfície da água.   

d) emitidos pelos olhos do índio são espalhados pela superfície da água.   

e) refletidos pelo peixe desviam sua trajetória quando passam da água para o ar 

Resolução

 

 

Questão 60

- Tópicos: Conceitos fundamentais de ondas.

- Dificuldade: Média.

 Comentário: A questão busca o conhecimento do candidato em duas frentes: saber que a velocidade de uma onda em um líquido está relacionada com a profundidade e que comprimento de onda e frequência são inversamente proporcionais. Há um pequeno erro na questão, pois com os valores citados a conta não fecha (com comprimento 0,25 m e frequência 2 hertz, a velocidade fica em 0,5 m/s e não 1,0 m/s), mas isso não atrapalha a solução da questão.

 

Em um dia de chuva muito forte, constatou-se uma goteira sobre o centro de uma piscina coberta, formando um padrão de ondas circulares. Nessa situação, observou-se que caíam duas gotas a cada segundo. A distância entre duas cristas consecutivas era de 25 cm e cada uma delas se aproximava da borda da piscina com velocidade de 1,0 m/s. Após algum tempo a chuva diminuiu e a goteira passou a cair uma vez por segundo.

Com a diminuição da chuva, a distância entre as cristas e a velocidade de propagação da onda se tornaram, respectivamente,

a) maior que 25 cm e maior que 1,0 m/s.   

b) maior que 25 cm e igual a 1,0 m/s.   

c) menor que 25 cm e menor que 1,0 m/s.   

d) menor que 25 cm e igual a 1,0 m/s.   

e) igual a 25 cm e igual a 1,0 m/s.   

 

 Resolução

 

Questão 61

- Tópicos: Equilíbrio dos corpos extensos

- Dificuldade: alta

 Comentário: Questão clássica de livros, presente na última prova que a Ufrj aplicou em 2011, já apareceu de forma parecida no Enem de 1998, foi uma questão que apresentou dificuldade para os candidatos habituados a colocar forças apenas em objetos pontuais. É preciso o conhecimento da grandeza Momento da Força (Torque) para perceber que a porta pode girar devido ao peso.

 

O mecanismo que permite articular uma porta (de um móvel ou de acesso) é a dobradiça. Normalmente, são necessárias duas ou mais dobradiças para que a porta seja fixada no móvel ou no portal, permanecendo em equilíbrio e podendo ser articulada com facilidade.

No plano, o diagrama vetorial das forças que as dobradiças exercem na porta está representado em



 Resolução:

http://www.youtube.com/embed/ZCs1LE-n41A

 

 

 

Questão 62

- Tópicos: Pressão de coluna de líquido

- Dificuldade: média

 Comentário: É necessário o conhecimento do conceito de pressão hidrostática de uma coluna de líquido ( P = dgh) e entender que a altura da coluna refere-se ao ponto de saída e à superfície livre do líquido. Desnecessária a informação numérica do problema, serve apenas para contextualizar o que vai ser perguntado.

 

O manual que acompanha uma ducha higiênica informa que a pressão mínima da água para o seu funcionamento apropriado é de 20 kPa. A figura mostra a instalação hidráulica com a caixa d‘água e o cano ao qual deve ser conectada a ducha.

 

O valor da pressão da água na ducha está associado à altura

a) h1.   

b) h2.   

c) h3.   

d) h4.   

e) h5.   

Resolução

 Resolução: http://www.youtube.com/embed/Fq4Z1be0490

Questão 66

- Tópicos: Gráficos de cinemática

- Dificuldade: Média

 Comentário: O candidato que é bom em matemática não terá dificuldades com a questão, pois é preciso analisar o gráfico. A análise de gráficos é comum na prova de matemática e importante para a física.

 

Para melhorar a mobilidade urbana na rede metroviária é necessário minimizar o tempo entre estações. Para isso a administração do metrô de uma grande cidade adotou o seguinte procedimento entre duas estações: a locomotiva parte do repouso em aceleração constante por um terço do tempo de percurso, mantém a velocidade constante por outro terço e reduz sua velocidade com desaceleração constante no trecho final, até parar.

Qual é o gráfico de posição (eixo vertical) em função do tempo (eixo horizontal) que representa o movimento desse trem?

Resolução

 Resolução: http://www.youtube.com/embed/CAzrDB96O9Q

 

Questão 71

- Tópicos: Energia

- Dificuldade: Baixa

 Comentário: O enunciado em si encerra a resposta. Se o vento é a única característica favorável à produção de energia, a usina só pode ser eólica. As outras usinas são desfavoráveis por características explícitas (biocombustível, solar – poucos recursos fósseis, país pequeno; hidrelétrica – poucos recursos hídricos, região plana; nuclear sem impacto ambiental (?) – poucos recursos e país pequeno).

 

Suponha que você seja um consultor e foi contratado para assegurar a implantação de uma matriz energética em um pequeno país com as seguintes características: região plana, chuvosa e com ventos constantes, dispondo de poucos recursos hídricos e sem reservatórios de combustíveis fósseis.  De acordo com as características desse país, a matriz energética de menor impacto e risco ambientais é a baseada na energia

a) dos biocombustíveis, pois tem menor impacto ambiental e maior disponibilidade.

b) solar, pelo seu baixo custo e pelas características do país favoráveis à sua implantação.

c) nuclear, por ter menor risco ambiental e ser adequada a locais com menor extensão territorial.

d) hidráulica, devido ao relevo, à extensão territorial do país com recursos naturais disponíveis.

e) eólica, pelas características do país e por não gerar gases do efeito estufa nem resíduos de operação.

 Resolução

 Resolução: http://www.youtube.com/embed/ycESZ88XnUY

 

Questão 72

- Tópicos: Velocidade média.

- Dificuldade: Baixa.

 Comentário: Aquela questão de conta para ninguém errar. Bastava fazer uso da fórmula de velocidade média (V = D / T) para resolver o problema. Até por proporcionalidade é possível resolver a questão. O veículo anda 80 km a 80 km/h – leva uma hora. O veículo anda 60 km a 120 km/h – leva meia hora. Total 1,5 h

 

Uma empresa de transportes precisa efetuar a entrega de uma encomenda o mais breve possível. Para tanto, a equipe de logística analisa o trajeto desde a empresa até o local da entrega. Ela verifica que o trajeto apresenta dois trechos de distâncias diferentes e velocidades máximas permitidas diferentes. No primeiro trecho, a velocidade máxima permitida é de 80 km/h e a distância a ser percorrida é de 80 km. No segundo trecho, cujo comprimento vale 60 km, a velocidade máxima permitida é 120 km/h.

Supondo que as condições de trânsito sejam favoráveis para que o veículo da empresa ande continuamente na velocidade máxima permitida, qual será o tempo necessário, em horas, para a realização da entrega?

a) 0,7   

b) 1,4   

c) 1,5   

d) 2,0   

e) 3,0   

 Resolução

 Resolução: http://www.youtube.com/embed/KE4RqHgSwH4

 

Questão 73

- Tópicos: Circuitos elétricos

- Dificuldade: Média

 Comentário: Os interruptores paralelos ou three way são muito úteis nas residências e não costumam ser abordados nos exames e até em livros didáticos. O importante aqui para o candidato é perceber que ao mexer em qualquer um dos interruptores a lâmpada deve acender ou apagar. Era preciso analisar cada uma das opções para ver qual funcionaria assim. O candidato que já tinha visto tal circuito não teve dificuldade.

 

Para ligar ou desligar uma mesma lâmpada a partir de dois interruptores, conectam-se os interruptores para que a mudança de posição de um deles faça ligar ou desligar a lâmpada, não importando qual a posição do outro. Esta ligação é conhecida como interruptores paralelos. Este interruptor é uma chave de duas posições constituída por um polo e dois terminais, conforme mostrado nas figuras de um mesmo interruptor. Na Posição I a chave conecta o polo ao terminal superior, e na Posição II a chave o conecta ao terminal inferior.

O circuito que cumpre a finalidade de funcionamento descrita no texto é: