Programas de Saúde: Viroses AIDS

Olá monstrinhos, entramos hoje na aula de Vírus II, focando nas principais viroses, importantes para o ENEM pois são assuntos muito frequentes. Vamos com tudo, humilhação!!!!! Não deixem de CURTIR a aula e compartilhar no facebook!


Começamos a aula de hoje falando sobre o HIV, sigla que significa Human Imunodeficiency Virus (Vírus da Imunodeficiência Humana). Como seu nome diz, a principal consequência desse vírus no corpo humano é provocar a queda da imunidade da pessoa, gerando oportunidades para outras infecções que podem gerar um problema muito maior.

Características do HIV:

O vírus HIV é um retrovírus, isso significa que ele possui RNA na sua composição. Além disso, ele cria um DNA viral a partir do seu RNA, essa reação chamasse transcrição reversa e é catalisada pela enzima transcriptase reversa.

Para verificar as características gerais dos retrovírus, visite a aula de Vírus I:


Observe a figura que mostra um HIV:

a

 

CAIU NO ENEM!!!!

ENEM 2010 (reaplicado) prova azul questão 61

 

 Gabarito: Letra C

Metabolismo do HIV:

Vamos descrever agora cada passo que esse vírus realiza para se replicar.

Adesão ao linfócito T CD4: As proteínas virais de reconhecimento se ligam aos receptores membranares da célula alvo, feito o reconhecimento, o vírus iniciará sua invasão.

Invasão viral: O envelope lipídico do HIV se funde com a membrana plasmática do linfócito, dessa forma o capsídeo viral é lançado no citoplasma celular.

Desnudamento: Após a invasão, o capsídeo protéico é desfeito por enzimas do próprio vírus, expondo o RNAviral com as enzimas transcriptase reversa e DNA integrase no citoplasma da célula.

Transcrição Reversa: A transcriptase reversa irá se ligar ao RNAviral e produzir a partir dele uma cadeia de DNAviral, esse processo acontece no próprio citoplasma celular.

Integração do genoma viral: A enzima DNA integrase leva o DNAviral ao núcleo e integra o mesmo com o DNA celular.

Transcrição do DNA viral: O DNA viral, agora integrado ao genoma celular, sofrerá transcrição, gerando RNA mensageiro viral, este irá voltar para o citoplasma para terminar a síntese protéica.

Tradução do RNAm viral: O RNAm viral é traduzido pelos ribossomos celulares, com isso novas unidades virais serão produzidas e o ciclo reprodutivo do virus termina.

Depois desse processo metabólico, podemos imaginar qual a principal consequência para o corpo humano em ter o linfócito T CD4 destruído pelo HIV???

A figura abaixo mostra o metabolismo do HIV:

a

 

Sintomas: 

Muitas vezes os indivíduos podem ser portadores do HIV mas não apresentarem AIDS, ou seja, eles são assimptomáticos, não apresentando nenhum sinal da doença e tendo uma vida normal. 

Vale lembrar que mesmo os indivíduos que não possuem sintomas podem transmitir a doença para outros normais.

Aqueles que apresentam sintomas podem passar a apresentar o corpo frágil, com sintomas parecido de uma gripe forte (febres, dores no corpo, dor de cabeça e enjoo) e eritremas (manchas vermelhas) pelo corpo. O principal problema consiste numa fase mais tardia da vida do doente, devido ao fato da imunidade ficar baixa, o doente pode contrair outras infecções oportunistas, principalmente pneumonia, tuberculose, candidíase, toxoplasmose, herpes e hepatite. Essas doenças oportunistas irão apresentar maior gravidade, levando o indivíduo ao óbito.

 

Transmissão: 

O HIV deve ser transmitido por contato de sangue contaminado, os principais modos de transmissão são:

* DST

* Compartilhamento de seringas contaminadas

* Transfusão de sangue

* Na hora do parto, contato entre sangue materno e o filho.

Vale lembrar que não é via de regra que um infectado possa transmitir e contaminar outra pessoa normal, existem casos registrados que uma portadora de HIV teve relações sexuais sem preservativos e seu parceiro não foi infectado. Sortudo?

Tratamento: 

Não existe cura para o HIV mas existem processos que podem prolongar a vida de um indivíduo ou impedir que ele contraia a doença caso seja exposto aos vírios do HIV.

No primeiro caso o indivíduo é portador do vírus e os coquetéis impedem que esse vírus se replique, porém o indivíduo sempre vai apresentar uma taxa viral no organismo.

No segundo caso o indivíduo foi exposto a uma certa quantidade de HIV e utilizou o coquetel até 72h depois do primeiro contato, esse coquetel irá se ligar aos vírios e impedir que ele se multiplique. O indivíduo pode se livrar desses vírios inativos e não apresentar a doença.

 

Chegamos ao fim de mais uma aula monstrinhos da biologia!! Espero que aproveitem e que essa aula ajude para aprovar no ENEM. Não esqueça de comentar e curtir a aula!!!



@ copyright ( Sou + ENEM ) 2018. Todos os Direitos reservados.

Logo Webteria