Sistema Nervoso II

Monstrinhos humilhadores da bio tudo bem??? Nessa aula de hoje iremos estudas as vias do sistema nervoso autônomo, elas são classificadas como via simpática e parassimpática.

Figura I - Ilustração em 3d de um neurônio.

Sistema nervoso autônomo simpático:

É formado por nervos que se originam na medula espinhal, provenientes da parte cervical, torácica e lombar. Sua principal secreção é uma molécula chamada norepinefrina (noradrenalina), cuja função é preparar o corpo para situações de perigo, risco de vida, estresse ou exercícios físicos mais intensos.

 

Sistema nervoso autônomo parassimpático:

É formado por nervos que partem do crânio ou da medula espinhal, especificamente da região sacral. Sua principal função é atuar em sincronia com o simpático, provocando efeitos reversos gerados pela estimulação simpática. Sua pricipal molécula secretada é o neurotransmissor acetilcolina.

 

Efeitos gerais das vias simpáticas e parassimpáticas:

a

Figura II - Esquema dos estímulos simpáticos e parassimpáticos.

Efeitos simpáticos:

Olhos - prepara a visão para longe e dilata a pupila.

Glandulas salivares - inibição da secreção de muco, saliva com maior concentração de enzimas.

Brônquios: broncodilatação, provocando maior fluxo de ar.

Coração: aumento da frequência cardíaca, aumento da força de contração e aumento do ciclo cardíaco. Aumento da pressão arterial sistêmica.

Vasos: Vaso constrição periférica e vaso dilatação muscular.

Fígado: estimula a quebra de glicogênio e maior produção de glicose para utilização dos músculos.

Trato digestivo: inibição da secreção e da motilidade da via digestiva.

Adrenais: estimula a produção e liberação de adrenalina, causando os mesmos efeitos com ação mais prolongada.

Bexiga: inibe a contração da bexiga.

Efeitos parassimpáticos:

Olhos - prepara a visão para perto e contrai a pupila

Glandulas salivares - aumenta a secreção de muco e volume salivar

Brônquios: broncoconstrição, diminuindo o volume de ar inspirado e expirado.

Coração: diminuição da frequência cardíaca, diminuição da força de contração e da pressão arterial sistêmica.

Vasos: nenhum efeito.

Fígado: estimula a produção e liberação de BILE.

Trato digestivo: estimula a secreção dos sucos digestivos e o peristaltismo da via digestiva.

Bexiga: contração da bexiga.

Como o assunto poderia ser cobrado no ENEM?

Após tomar um grande susto, uma pessoa pode apresentar palidez, aumento da frequência cardíaca, olhos arregalados e tremores, por muitas vezes pode provocar até mesmo desmaios. Todos esses fatores fisiológicos são provocados pelo nosso sistema nervoso, sem o nosso controle voluntário. Assinale a alternativa que ilustra corretamente a via responsável pelas alterações observadas, bem como as principais causas para esses efeitos.

a) A via ativada foi a via simpática. Através da liberação de norepinefrina o coração sofreu um aumento da frequência cardíaca, a pupila foi dilatada para aumentar o foco para longe e os vasos da pele foram dilatados, provocando a palidez observada.

b) A via ativada foi a via parassimpática. A liberação de noradrenalina provoca aumento da força de contração e batimentos cardíacos, aumento da pressão arterial, contração da pupila e constrição dos vasos da pele provocando palidez.

c) A via ativada foi a via parassimpática. A liberação de acetilcolina provoca redução do ciclo cardíaco, aumento da força de contração e consequente aumento da pressão arterial sistêmica, ao mesmo tempo em que a pupila é contraída e os vasos da epiderme são dilatados gerando palidez.

d) A via ativada foi a via simpática. A liberação de noradrenalina provoca o aumento da frequência cardíaca, aumento da força de contração e da pressão arterial. Os vasos periféricos são contraídos provocando palidez e a pupila é dilatada ajustando a visão para longe.

e) A via ativada foi a simpática. A liberação de adrenalina provoca aumento da frequência cardíaca, aumento da força de contração e da pressão arterial, os vasos periféricos são dilatados o que provoca cor branca.

 

Gabarito: Letra D

 



@ copyright ( Sou + ENEM ) 2017. Todos os Direitos reservados.

Logo Webteria