Sistema Nervoso I

Olá monstrinhos tudo bom? Nessa aula iremos estudar a anatomia do sistema nervoso e dos seus nervos e células. Chega e papo e vamos humilhar!!!

O sistema nervoso humano é formado por duas divisões, elas são classificadas como sistema nervoso central e sistema nervoso periférico.

Sistema nervoso central:

Formado pelo encéfalo e medula.

a

Figura I - Sistema nervoso central em destaque.

Sistema nervoso periférico:

Formado por nervos e gânglios.

a

Figura II - Sistema nervoso central e seus nervos periféricos.

O encéfalo é dividido em três porções, são elas o cérebro, tronco encefálico e cerebelo.

O cérebro é responsável pela criatividade, reflexos motores voluntários, raciocínio lógico, órgãos dos sentidos, emoções, personalidade, memória e funções cognitivas.

O tronco encefálico é o grande responsável pela nossa fisiologia corporal básica autônoma, incluindo reflexos dos tratos intestinais, controle respiratório, etc.

O cerebelo é a região que controla o equilíbrio fino do corpo, aprendizagem motora e tônus muscular.

a

Figura III - destaque para as porções do encéfalo

A medula espinhal é a continuação do bulbo que descende ao longo das nossas costas e é protegida pelas vértebras da coluna vertebral.

a

Figura IV - destaque para a medula espinhal

 

A medula possui duas raízes por onde os nervos chegam e partem, elas são denominadas raízes dorsal e ventral. A raíz dorsal é o local por onde chegam os nervos sensitivos, a raíz ventral é o local por onde partem os nervos motores. Vamos observar um corte anatômico da medula espinhal para perceber essas raízes.

OBS: os nervos que chegam pela raíz dorsal são sempre sensitivos, responsáveis por trazer algum estímulo recebido. Os nervos que partem pela raíz ventral são motores e irão gerar uma resposta ao estímulo que receberam.

a

Nervos:

Os nervos são estruturas cilíndricas em forma de tubo contendo vários cilindros de diâmetro menor por dentro. Dentro desses tubos de menor diâmetro encontramos axônios dos neurônios que partem do encéfalo, medula ou de neurônios sensitivos que partem de regiões periféricas do corpo. Entre esses "tubinhos" encontramos um tecido conjuntivo rico em colágeno para proporcionar flexibilidade, artérias e veias para proporcionar irrigação sanguínea.

Existem algumas camadas dos nervos que são chamadas, endoneuro, perineuro e epineuro.

Epineuro: envolve os axônios dos neurônios que passam no nervo.

Perineuro: tubo de menor diâmetro que envolve os axônios.

Epineuro: camada externa do nervo envolvendo todas as estruturas.

Figura V - esquema mostrando um nervo e suas camadas.

Gânglios nervosos:

São estruturas onde os corpos celulares dos neurônios estão aglomerados, são o centro de controle dos nervos.

Monstrinhos a função do sistema nervoso é basicamente perceber estímulos ambientais e gerar respostas ou reflexos adequados ao estímulo. Quanto mais desenvolvido o sistema, melhor é a percepção do estímulo e mais rápida é a resposta. Os reflexos podem ser inatos (nascem conosco) ou condicionados, aprendido durante nossa vida.

O reflexo mais simples é chamado arco reflexo e iremos estudá-lo agora.

a

O reflexo se inicia com um estímulo que pode ser uma chama sobre à pele, uma agulha perfurante ou o famoso reflexo patelar, que consiste numa leve martelada no osso chamado patela gerando assim a elevação da perna.

Receptores sensitivos dos músculos da perna percebem o estímulo provocado pela pancada leve do martelo. Esses nervos sensitivos levam a informação até  medula espinhal, onde penetram pela raíz dorsal e se inserem no tecido nervoso, via esta representada em azul na figura VI. Um neuronio chamado interneurônio é responsável pela transmissão da informação sensitiva em estímulo motor, esse estímulo é enviado pelo nervo motor que sai da raíz ventral, estimulando as contrações do quadríceps fazendo a perna levantar.

Como esse assunto poderia ser cobrado no ENEM??


Um indivíduo encostou seu braço direito numa chapa de ferro quente, automaticamente retirou seu braço sentindo muita dor e se afastando da chapa. Caso o mesmo evento acontecesse com um indivíduo com uma lesão dos nervos da raíz dorsal da medula que se inicia no braço direito, o que deveria acontecer?

a) O indivíduo iria retirar o braço sentindo muita dor.

b) O indivíduo não sentiria dor e não conseguiria retirar o braço.

c) O indivíduo sentiria dor e não conseguiria mover o braço.

d) O indivíduo não sentiria dor mas conseguiria mover o braço.

e) O indivíduo não sentiria dor e moveria o braço com uma velocidade mais lenta.


Gabarito: Letra D

 

 



@ copyright ( Sou + ENEM ) 2017. Todos os Direitos reservados.

Logo Webteria