Sistema Excretor I

O sistema excretor é responsável pela eliminação de excretas, dentre esses excretas existem o grupos dos polares e apolares. É interessante ressaltar que as excretas polares são eliminados na urina e os apolares junto com a bile pelo fígado.

Excretas são resíduos provenientes do nosso metabolismo, ou seja, absorvemos nutrientes pelo intestino para utilização nas células, o que resta como produto não aproveitável é considerado como excreta. Os principais excretas são os resíduos nitrogenados (amônia, uréia e ácido úrico e alguns sais minerais).

Função geral do sistema excretor:

Rins: 

* Filtração do sangue

* Eliminação de excretas polares

* Controle da osmolaridade (quantidade de solutos do corpo)

* Controle hídrico do corpo

* Regulação da pressão arterial

* Controle do volume sanguíneo

* Controle da produção de glóbulos vermelhos (eritropoese)

Ureteres:

* Encaminham a urina pronta para a bexiga.

Bexiga:

* Armazenagem da urina.

Uretra:

* Encaminha a urina para o meio externo.

Anatomia geral do sistema excretor:

a

Figura I - Anatomia do sistema excretor em ambos os sexos.

Monstrinhos como podemos perceber a variação final da uretra muda em ambos os sexos, no macho ela percorre o pênis e se abre para o meio, nas fêmeas ela desemboca na vagina entre o clitóris e o canal vaginal.

a

Figura II - Corte longitudinal de um rim.

Fisiologia renal:

* O sangue chega aos rins por meio das artérias renais e posteriormente arteríolas aferentes, ele é filtrado para formar o líquido denominado filtrado glomerular que será discutido na próxima aula.

* Quando a pressão arterial é alta, os rins aumentam a excreção de água e sais minerais, com o sentido de reduzir o volume sanguíneo e abaixar a pressão. O inverso ocorre quando a pressão está baixa.

* Caso um indivíduo se encontre com algum tipo de anemia, os rins irão produzir maior quantidade do hormônio eritripoietina, estimulando a produção de mais glóbulos vermelhos para tentar reverter o quadro anêmico.

* O pH sanguíneo também é regulado pelos rins. Quando o plasma se encontra em processo de acidose, os rins eliminam mais íons hidrogênio, caso o sangue apresente uma alcalose essa secreção renal é atenuada.

 

Como esse assunto poderia ser cobrado no ENEM?

Um indivíduo chega ao posto de saúde com fortes dores de cabeça, dor no peito e vermelhidão da pele em geral, como medida de procedimento a enfermeira afere sua pressão e constata que o paciente apresenta pressão de 180/100 mmHg, dentre alguns remédios prescritos pelo médico para baixar pressão encontra-se um diurético. De acordo com seus conhecimentos indique a alternativa que explica corretamente o motivo da prescrição de um diurético para um paciente com pressão alta.

a) O diurético aumenta a reabsorção de sais minerais no rim, gerando uma retenção dos nutrientes importantes para o indivíduo que se encontra com pressão alta.

b) O diurético aumenta a eliminação de água, isso provoca um aumento da concentração de solutos no sangue o que mantém a pressão estável.

c) O diurético aumenta a eliminação de água, isso provoda a diminuição do volume de sangue o que pode abaixar a frequência cardíaca e também a pressão arterial.

d) O diurético aumenta a eliminação de água, esse processo causa diminuição da volemia sanguínea e aumenta a frequência cardíaca provocando queda de pressão.

e) O diurético estimula a produção do hormônio vasopressina, consequentemente o indivíduo irá perder maior quantidade de água e abaixar sua pressão.

 

 

 

Gabarito: Letra C



@ copyright ( Sou + ENEM ) 2017. Todos os Direitos reservados.

Logo Webteria