Clonagem

 Vamos com tudo meus monstros da amada bio!!! Entraremos no módulo de engenharia genética, onde iremos estudar além da clonagem o processo de transgenia e dna recombinantes. Não deixem de CURTIR e compartilhar as aulas com seus amigos!

Vamos começar a aula de hoje definindo o que é um clone. Um clone é formado a partir da reprodução assexuada de um indivíduo, ele é geneticamente idêntico ao ser vivo que serviu como fonte de material genético para sua produção.

Clonagem: são mecanismos que podem ser feitos para produzir clones, alguns mecanismos mais fáceis podem ser feitos com plantas ou animais inferiores, outros mais complexos com mamíferos.

Definições dentro de clonagem:

Clonagem natural: ocorre quando alguns seres vivos se reproduzem assexuadamente e geram seres genéticamente idênticos.

exemplo: bactérias quando fazem divisão binária, estrelas  do mar quando são fragmentadas e regeneram.

A figura abaixo mostra um processo assexuado de reprodução bacteriana que consiste na produção de clones.

a

CAIU NO ENEM!!!!

 ENEM 2009 questão 04 prova azul

 

Em um experimento, preparou-se um conjunto de plantas por técnica de clonagem a partir de uma planta original que apresentava folhas verdes. Esse conjunto foi dividido em dois grupos, que foram tratados de maneira idêntica, com exceção das condições de iluminação, sendo um grupo exposto a ciclos de iluminação solar natural e outro mantido no escuro. Após alguns dias, observou-se que o grupo exposto à luz apresentava folhas verdes como a planta original e o grupo cultivado no escuro apresentava folhas amareladas.

Ao final do experimento, os dois grupos de plantas apresentaram

A)  os genótipos e os fenótipos idênticos.

B)  os genótipos idênticos e os fenótipos diferentes.

C)  diferenças nos genótipos e fenótipos.

D)  o mesmo fenótipo e apenas dois genótipos diferentes.

E)  o mesmo fenótipo e grande variedade de genótipos. 

Gabarito: letra B

Clonagem induzida: Consiste na técnica feita em laboratório para se gerar um novo ser vivo.

Clonagem terapeutica: Consiste na produção de um blastocisto clone a partir de um indivíduo onde suas células são retiradas para servir como fonte de células tronco para tratamento de alguma doença ou efemeridade.

O processo de clonagem induzida em cada passo:

O mecanismo consiste na coleta de um gameta feminino (óvulo) e a retirada de seu núcleo em laboratório, esse núcleo será descartado e o que restará será somente o citoplasma dessa célula com nutrientes.

Após isso, o indivíduo que será clonado deve doar alguma célula corporal diplóide (46 cromossomos), essa célula será fundida em laboratório com o citoplasma restante do óvulo e esse processo formará um zigoto contendo somente DNA do clonado (ao contrário do processo normal onde o zigoto possui 23 cromossomos do pai e 23 cromossomos da mãe).

Esse zigoto clonado será implantado no útero de uma mulher, a fim de possibilitar sua fixação na parede uteria e posterior desenvolvimento em embrião, feto e nascimento.

Após o nascimento, estará formado o clone.

A figura abaixo mostra esse processo em esquema:

a

Fonte: http://diplomed.blogspot.com.br/2009/11/clonagem-induzida-artificialment...

O processo de clonagem terapeutica em detalhes:

Ao invés de inserir o zigoto clonado no útero de uma mulher, ele poderá gerar um blastocisto in vitro e servir como fonte de células tronco que podem se diferenciar em outros tecidos corporais. Essas células podem ser utilizadas no tratamento de regeneração de tecidos corporais lesionados, sem capacidade regenerativa.

A figura abaixo mostra o processo:

a

 Fonte: http://cnsc9tluana.blogspot.com.br

Vantagens da clonagem:

* Devido à clonagem humana e à sua tecnologia, os problemas, que, por vezes, ocorrem depois de algumas cirurgias de implantes mamários ou de outros procedimentos estéticos deixam de existir.

* O rejuvenescimento

* A tecnologia humana da clonagem podia ser usada para inverter os ataques cardíacos.

* Com a clonagem, os casais inférteis poderiam ter filhos

* As mulheres com risco elevado para a Síndrome de Down poderão evitar esse risco através da clonagem

* A cura da Leucemia pode vir a ser um dos primeiros benefícios da clonagem

* A cura de diversos cancros.

* Tetraplégicos poderão sair das suas cadeiras de rodas e voltar a andar.

* A clonagem pode ser usada para testar, e talvez curar, doenças genéticas.

* As espécies em vias de extinção poderiam ser salvas


Vale lembrar monstrinhos que existe um código de ética internacional, principalmente no meio da saúde que proíbe o processo de clonagem em humanos.

O processo de clonagem em plantas:

Mudas:

O processo de obtenção de mudas é um dos principais meios de clonagem em plantas. O mecanismo consiste na retirada de um ramo de um galho preso no caule e posterior plantio em terra adubada, esse ramo irá crescer e produzir um clone.

Imagem mostrando o processo de clonagem por meio de mudas:

a

Estaquia:

Esse processo consiste na fragmentação do caule em vários pedaços e posterior plantio em terra adubada, isso irá estimular o crescimento dos caules em novos indivíduos, gerando vários clones.

 Figura mostrando vários caules plantados por meio do método de estaquia.

a

 

Espero que tenham gostado das aulas meus amigos, fiquem ligados pois os temas de engenharia genética são muito cobrados no ENEM. Não esqueçam de comentar e deixar um recadinho!!!

 

 



@ copyright ( Sou + ENEM ) 2018. Todos os Direitos reservados.

Logo Webteria