Ecologia: Resolução de questões do ENEM

              Monstrinhos da biologia, estamos nos encaminhando firme e forte nessa reta final para o ENEM. Não deixem de revisar as aulas anteriores, e de CURTIR e comentar sempre os posts. Vamos com tudo e FOCO sempre!

"O correr da vida embrulha tudo.

A vida é assim: esquenta e esfria,

aperta e daí afrouxa,

sossega e depois desinquieta.

O que ela quer da gente é coragem.."

Guimarães Rosa

 

CAIU NO ENEM!!!!!!!

Todas as questões abaixo =)

___________________________________________________

2011 Prova Azul questão 88

         Certas espécies de algas são capazes de absorver rapidamente compostos inorgânicos presentes na água, acumulando-os durante seu crescimento. Essa capacidade fez com que se pensasse em usá-las como biofiltros para limpeza de ambientes aquáticos contaminados, removendo, por exemplo, nitrogênio e fósforo de resíduos orgânicos e metais pesados provenientes de rejeitos industriais lançados nas águas. Na técnica do cultivo integrado, animais e algas crescem de forma associada, promovendo um maior equilíbrio ecológico.

A utilização da técnica do cultivo integrado de animais e algas representa uma proposta favorável a um ecossistema mais equilibrado porque:

a) os animais eliminam metais pesados, que são usados pelas algas para a síntese de biomassa.

b) os animais fornecem excretas orgânicos nitrogenados, que são transformados em gás carbônico pelas algas.

c) as algas usam os resíduos nitrogenados liberados pelos animais e eliminam gás carbônico na fotossíntese, usado na respiração aeróbica.

d) as algas usam os resíduos nitrogenados provenientes do metabolismo dos animais e, durante a síntese de compostos orgânicos, liberam oxigênio para o ambiente

e) as algas aproveitam os resíduos do metabolismo dos animais e, durante a quimiossíntese de compostos orgânicos, liberam oxigênio para o ambiente.

Gabarito: Letra - Letra D

Comentário da questão:

 

2011 Questão 82 Prova Azul

        Os vaga-lumes machos e fêmeas emitem sinais luminosos para se atraírem para o acasalamento. O macho reconhece a fêmea de sua espécie e, atraído por ela, vai ao seu encontro. Porém, existe um tipo de vaga-lume, o Photuris, cuja fêmea engana e atrai os machos de outro tipo, o Photinus, fingindo ser desse gênero. Quando o macho Photinus se aproxima da fêmea Photuris, muito maior que ele, é atacado e devorado por ela.

A relação descrita no texto, entre a fêmea do gênero Photuris e o macho do gênero Photinus, é um exemplo de:

A) comensalismo.

B) inquilinismo.

C) cooperação.

D) predatismo.

E) mutualismo.

Gabarito: Letra D

Comentário da questão:

2010 Prova Azul Questão 51 (segunda aplicação)

Os frutos são exclusivos das angiospermas, e a dispersão das sementes dessas plantas é muito importante para garantir seu sucesso reprodutivo, pois permite a conquista de novos territórios. A dispersão é favorecida por certas características dos frutos (ex: cores fortes e vibrantes, gosto e odor agradáveis, polpa suculenta) e das sementes (ex: presença de ganchos e de outras estruturas fixadoras que se aderem às penas e pelos de animais, tamanho reduzido, leveza e presença de expansões semelhantes à asas).

Nas matas brasileiras, os animais da fauna silvestre têm uma importante contribuição na dispersão de sementes e, portanto, na manutenção da diversidade da flora. Das características de frutos e sementes apresentadas, quais estão diretamente associadas a um mecanismo de atração de aves e mamíferos?

a) Ganchos que permitem a adesão aos pelos e penas.

b) Expansões semelhantes a asas que favorecem a flutuação.

c) Estruturas fixadoras que se aderem as asas das aves.

d) Frutos com a polpa suculenta que fornecem energia aos dispersores.

e) Leveza e tamanho reduzido das sementes, que favorecem a flutuação.

Gabarito: Letra D

Comentário da questão:

 

2009 Prova Azul questão 10

A fotossíntese é importante para a vida na Terra. Nos cloroplastos dos organismos fotossintetizantes, a energia solar é convertida em energia química que, juntamente com água e gás carbônico (CO2), é utilizada para a síntese de compostos orgânicos (carboidratos). A fotossíntese é o único processo de importância biológica capaz de realizar essa conversão. Todos os organismos, incluindo os produtores, aproveitam a energia armazenada nos carboidratos para impulsionar os processos celulares, liberando CO2 para a atmosfera e água para a célula por meio da respiração celular. Além disso, grande fração dos recursos energéticos do planeta, produzidos tanto no presente (biomassa) como em tempos remotos (combustível fóssil), é resultante da atividade fotossintética.

As informações sobre obtenção e transformação dos recursos naturais por meio dos processos vitais de fotossíntese e respiração, descritas no texto, permitem concluir que:

A) o CO2 e a água são moléculas de alto teor energético.

B) os carboidratos convertem energia solar em energia química.

C) a vida na Terra depende, em última análise, da energia proveniente do Sol.

D) o processo respiratório é responsável pela retirada de carbono da atmosfera.

E) a produção de biomassa e de combustível fóssil, por si, é responsável pelo aumento de CO2 atmosférico

Gabarito: Letra C

Comentário da questão:

 

         Meu amigos monstrinhos da biologia, os exercícios são de extrema importância na nossa preparação para a prova do ENEM. Não deixem que refazer TODAS as provas do ENEM simulando preferenciamente o tempo real de prova. Além do domínio da matéria, é extremamente importante a boa utilização do tempo. Não deixem de CURTIR a aula, compartilhar com os amigos e comentar!

Um grande beijo, bons estudos e FOCAAAAA!!

 



@ copyright ( Sou + ENEM ) 2018. Todos os Direitos reservados.

Logo Webteria