Ecologia: Efeito Estufa

 Pessoal, antes de mais nada, se gostarem da aula não deixem de CURTIR aqui no link bem acima da palavra curtir =D.

No final, deixem seus comentários!

             Monstrinhos humilhadores da Bio, nessa aula iremos abordar temas que são CERTOS de aparecer na prova do ENEM, então, tenham muita atenção, façam os exercícios e vamos nos dar bem!!!

Para começar essa aula, devemos deixar bem claro que o efeito estufa não é maléfico! Durante o processo de evolução geológica da Terra, foi o efeito estufa que proporcionou uma temperatura ideal para que as moléculas orgânicas (carboidratos, aminoácidos, ácidos nucléicos, etc) pudessem se formar e consequentemente a vida na Terra pudesse surgir.

O grande problema é o processo de intensificação desse efeito, que pode alterar completamente vários biomas e nichos do planeta, gerando assim alterações de escala global.

Se não fosse o efeito estufa, nosso planeta seria assim: (rs)

a

CAIU NO ENEM!!!!!

________________________________

O aquecimento global, ocasionado pelo aumento do efeito estufa, tem como uma de suas causas a disponibilização acelerada de átomos de carbono para atmosfera. Essa disponibilização acontece, por exemplo, na queima de combustíveis fósseis, como a gasolina, os óleos e o carvão, que libera o gás carbônico (CO2) para a atmosfera. Por outro lado, a produção de metano (CH4), outro gás causador do efeito estufa, está associada à pecuária e à degradação de matéria orgânica em aterros sanitários.

Apesar dos problemas causados pela disponibilização acelerada dos gases citados, eles são imprescindíveis à vida na Terra e importantes para a manutenção do equilíbrio ecológico, porque, por exemplo o:

   A)  metano é fonte de carbono para os organismos fotossintetizantes.

   B)  metano é fonte de hidrogênio para os organismos fotossintetizantes.

   C)  gás carbônico é fonte de energia para os organismos fotossintetizantes.

   D)  gás carbônico é fonte de carbono inorgânico para os organismos fotossintetizantes.

   E)  gás carbônico é a fonte de oxigênio molecular para os organismos aerobios heterotróficos

Gabarito: Letra D

Resolução comentada:

 

O que é o efeito estufa?

É um processo que ocorre quando a radiação infravermelha refletida pela superfície terrestre é retida por alguns gases, os chamados gases estufa, principalmente o metano (CH4) e o gás carbônico (CO2) que estão presentes na atmosfera. Eles podem reter o calor e até mesmo irradiar uma parte dessa radiação infra vermelha de volta para superfície da Terra, o que gera um aumento da temperatura global.

Figura mostrando esquematicamente o processo:

a

 

Discutimos mais acima que o processo em si é ótimo para os seres vivos, o grande problema é a exacerbação desse efeito, o que pode ser feito com a emissão de mais metano e gás carbônico pela ação humana (antropogênica).

Exemplos: Indústrias, carros, ônibus e a combustão de modo geral.

Consideração importante:

A destruição da camada de ozônio potencializa o efeito estufa, por permitir que uma maior quantidade de radiação chegue ao planeta.

          Monstrinhos, nas próximas aulas iremos discutir a destruição da camada de Ozônio, e relacionar com o efeito estufa e aquecimento global.

Observe o esquema abaixo que toca nesse importante ponto:

a

 

Consequências do efeito estufa relacionado ao aquecimento global:

* Diminuição da cobertura de gelo das calotas e consequente aumento dos níveis dos oceanos, inundando regiões costeiras ao longo do tempo.

* Alteração do regime de correntes marinhas, o que pode desorientar completamente espécies migratórias, podendo ocasionar uma extinção.

* Alterações climáticas que podem gerar um impacto na agricultura, alterando os climas ideais para cultivo de alimentos, gerando uma diminuição da produção.

* Mudanças de ecossistemas que podem forçar mudanças migratórias de espécies, alterando completamente o equilíbrio genético com o meio ambiente ideal.

* Espécies bioinvasoras podem ocasionas extinção de outras espécies nativas.

* Alterações no regime de chuvas, visto que a taxa de evaporação seria aumentada, podendo ocasionar enchentes.

* Agravamento das secas em regiões áridas.

                Galera, existem váaaaaarios fatores como consequência do aquecimento global, citamos aqui apenas alguns. Vejam o vídeo abaixo para maiores detalhes.

Documentário sobre Aquecimento Global (Greenpeace):

 

Soluções:

             Monstrinhos da biologia, devemos ter na cabeça sempre três soluções importantes que sempre aparecem nas provas. Vamos lá?

* Redução da emissão de CO2 e CH4:

Obviamente com a utilização de outras fontes de energia "limpa" como por exemplo solar e eólica.

Meios de transporte alternativos utilizando eletricidade ou gás natural.

Evitar a utilização do automóvel ou até mesmo verificar se o mesmo está emitindo um nível aceitável de CO2.

* Sequestro de CO2:

O reflorestamento é um importante ponto, pois os organismos fotossintéticos sequestram o CO2 da atmosfera, reduzindo assim o seu acúmulo.

Combate ao desmatamento! Evitando assim uma redução da taxa fotossintética e consequente diminuição do sequestro de carbono.

* Evitar a destruição da camada de ozônio.

A menor emissão de CFS's diminui essa destruição. Felizmente a camada de ozônio pode se regenerar, filtrando melhor a radiação solar.

OBS: Nas próximas aulas conversaremos melhor sobre esse assunto.

          Amigos, espero que tenham gostado dessa nossa aulinha de hoje. Fiquem atentos, não deixem de CURTIR a aula no incício da página e compartilhar com os amigos!

Vamos humilhar no ENEM!!!! Beijos e abraços!

 

 



@ copyright ( Sou + ENEM ) 2018. Todos os Direitos reservados.

Logo Webteria