Análise do gabarito do ENEM 2013 - Questão 67 Azul - 70 Amarela - 75 Rosa - 56 Branca -- Biologia:

Olá monstrinhos da bio tudo bem? Após a divulgação do gabarito oficial do ENEM 2013, verifiquei o gabarito da Questão 67 Azul - 70 Amarela - 75 Rosa - 56 Branca -- Biologia, onde divulgaram como letra C e nós do Sou Mais ENEM divulgamos como letra E. Nesse post, gostaria de esclarecer o motivo pelo qual gravei com esse gabarito e analisar de forma mais critica a questão.

Vamos começar com o enunciado da questão:

* Verificamos no artigo da autora Rosa.A.H & Coelho. J.C.R que a agricultura é uma atividade que pode tanto contribuir para emissão de gases estufa, quanto para amenizar o mesmo.

* Em um segundo trecho, verificamos que o manejo da matéria orgânica do solo é importante para o processo de emissão ou sequestro dos mesmos gases.

É importante ressaltar que a fixação do carbono atmosférico na matéria orgânica por meio da fotossíntese é o principal modo de sequestrar o gás carbônico e evitar sua posterior emissão de volta para atmosfera. Esse carbono sequestrado é fixado inicialmente em matéria orgânica VIVA, fazendo parte da composição da biomassa das plantas que o fixaram. Ele pode estar presentem em diversas partes desse vegetal, partes aéres, folhas, e inclusive em porções no solo.

O fato que chama atenção é que a letra C não nos passa claramente a ideia se esta matéria orgânica em questão é viva ou morta. Isso fará uma diferença brutal na interpretação da questão, pois se a matéria orgânica estiver numa biomassa viva, esse carbono não será emitido para a atmosfera. Porém, se a matéria orgânica em questão for morta, ela poderá sofrer decomposição, contribuindo para emissão tando do gás carbônico, quanto do metano.

Após tudo que foi exposto até aqui, achei razoável escolher a letra E como gabarito correto, pois certamente um manejo adequado da agricultura atenua a quantidade de resíduos vegetais no solo, que poderiam sofrer também o processo de decomposição e contribuir para o agravamento do efeito estufa.

Concluindo: A letra C poderia ser a resposta, seria melhor se a questão deixasse claro que tipo de matéria orgânica é essa. Poderemos confirmar esta como uma alternativa correta, mas ainda sigo com a opnião que a letra E é a melhor resposta.

Segue novamente o vídeo onde comento melhor a questão:

Grande beijo monstrinhos!!

 



@ copyright ( Sou + ENEM ) 2017. Todos os Direitos reservados.

Logo Webteria